Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crónica

​Elvis calou-se há 40 anos e o trono do rock continua vazio

16 ago, 2017 - 16:58 • António Jorge, coordenador musical da Renascença

Da Dinamarca a uma sanduíche: Elvis Presley continua a ser objecto de paixões.

A+ / A-

Imagine que na Dinamarca todos os anos são organizadas visitas guiadas à cidade de Randers, onde fica situada a única Graceland fora de Memphis, ou que uma simples sanduíche feita de duas fatias de pão frito, bacon, banana frita com geleia e manteiga de amendoim é uma das mais vendidas nos Estados Unidos.

No Reino Unido, Sid Shaw, hoje dono de um império avaliado em milhões de libras, criou em 1977 a marca “Elvisly Yours” para vender calendários, canecas, lápis, canetas, miniaturas e tudo o mais que possa imaginar.

Existe também um grupo organizado de pessoas de todo o mundo que trocam cartas e postais sobre o rosto e a voz que apareceu pela primeira vez na televisão em 1956. Mas há mais.

No eBay, vendem-se a cada hora cerca de 12 produtos alusivos ao homem que, para muitos, mudou primeiro a América e depois o mundo.

Ainda que não imagine, a verdade é que em 2016 os seus herdeiros directos receberam cerca de 21 milhões de euros e venderam-se mais de um milhão de discos seus.

Nada disto seria difícil de imaginar se não estivéssemos a falar de um cantor que morreu há precisamente 40 anos.

A 16 de Agosto de 1977, Elvis Presley calou-se para sempre e o rock não mais teria outro rei no trono.

O Elvis de Alcobaça
O Elvis de Alcobaça
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+