Tempo
|
A+ / A-

Sousa: "Sistema de três defesas do Belenenses pode contrariar poderio ofensivo do Benfica"

16 ago, 2017 - 18:15

O antigo lateral das duas equipas aplaude em Bola Branca o sistema táctico de Domingos Paciência, mas lembra que os encarnados têm qualidade para desequilibrar e são favoritos. Mato Milos tem de ser bom para justificar a sua contratação.

A+ / A-

O sistema de três centrais do Belenenses pode complicar a vida aos avançados do Benfica, no confronto entre as duas equipas, no sábado, para a terceira jornada do campeonato.

Quem o diz é Sousa, antigo lateral-direito que representou os dois emblemas, em declarações a Bola Branca. Na opinião do ex-jogador, o esquema de Domingos Paciência pode "contrariar o poderio ofensivo" da equipa de Rui Vitória

"O Belenenses joga com um sistema arrojado de três centrais e, aí, tenho que dar os parabéns ao Domingos. Em Portugal, apenas o Jorge Jesus está tentar introduzir isso e ainda não conseguiu. O Domingos está a tentar com um futebol engraçado, atractivo, e está a crescer", afirma.

Apesar disso, Sousa atribui total favoritismo aos encarnados, fruto das individualidades e da qualidade do seu plantel, exemplificando com o golo apontado já no final do jogo em Chaves, com Seferovic a destacar-se perante as dificuldades criadas pelos flavienses.

O ex-lateral recorda que os tetracampeões têm dificuldades de defrontar equipas que actuem com "pressão alta" e com um "bloco alto", sugerindo que, caso o conjunto de Domingos consiga ser efectivo no plano táctico, poderá mesmo surpreender e ter "algum sucesso" na procura dos três pontos.

O esquema táctico utilizado pelos "azuis" não sugere uma atitude defensiva. Sousa esclarece que a forma de actuar é "ofensiva" e que, caso seja bem interpretada, poderá deixar muitos jogadores do Belenenses no meio-campo adversário, aproveitando, até, o menor acerto da defesa dos encarnados.

A defesa é precisamente um sector que Sousa reconhece estar a passar por alguma "fragilidade", apesar de ser composto por atletas de qualidade. O problema é que André Almeida, sendo "bom", não é Nélson Semedo e Eliseu não disfarça a falta de Grimaldo, isto sem falar na baliza, posição mais carenciada.

"Ederson vai deixar muitas saudades. Bruno Varela é ágil e forte, mas tem dificuldades nos cruzamentos", explica o ex-jogador.

A chegada de Mato Milos, de 24 anos, para o lado direito da defesa, revela que Buta e Pedro Pereira não se impuseram. Contudo, a contratação do defesa croata só se justifica se "acrescentar" a profundidade que tinha Nélson Semedo e que falta a André Almeida, caso contrário, "não fará sentido".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+