Tempo
|
A+ / A-

Trump elogia líder da Coreia por decisão "prudente" de não atacar Guam

16 ago, 2017 - 15:17

Kim Jong-un decidiu esperar para ver o que fazem os "tolos dos ianques" antes de agir.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente dos Estados Unidos elogiou a decisão “prudente” de Kim Jong-un de adiar o lançamento de mísseis para o território norte-americano de Guam.

O líder do regime norte-coreano terá dito esta terça-feira, segundo a imprensa de Pyongyang, que iria esperar para ver o que fazem "os tolos dos ianques", levando a uma amenização da escalada de tensão entre os dois países.

Donald Trump avisou a Coreia do Norte, na última semana, de que enfrentaria “fogo e fúria” se ameaçasse os Estados Unidos. O regime norte-coreano respondeu à ameaça com outra ameaça: a de que estaria a considerar lançar mísseis em direcção à ilha norte-americana de Guam.

Porém, a imprensa norte-coreana informou, na última terça-feira, que Kim decidiu adiar a decisão para ver o que os norte-americanos fariam a seguir.

“Kim Jong-un, da Coreia do Norte, tomou uma decisão muito prudente e razoável”, escreveu o Presidente dos Estados Unidos no Twitter. “A alternativa seria catastrófica e inaceitável!”

A ameaça da Coreia do Norte à ilha de Guam tinha levado Donald Trump a dizer que o exército norte-americano estava “carregado e pronto” se os norte-coreanos levassem a cabo algum ataque.

A par do discurso dirigido ao líder norte-coreano, a estratégia norte-americana tem passado por pressionar a China, principal parceiro comercial da Coreia do Norte e um dos seus poucos aliados, para que use a sua influência sobre Pyongyang.

Já Pequim tem apelado à calma e contenção em ambas as partes e, apesar de ter aplicado as sanções aprovadas no seio da ONU à Coreia do Norte, diz que a chave para o conflito está no diálogo entre Washington e Pyongyang.

A chanceler alemã, Angela Merkel, expressou o mesmo ponto de vista esta quarta-feira.

“Estou totalmente contra o armamento retórico que tem sido usado por todas as partes. Não há solução militar para este conflito, ele tem que ser resolvido através de negociações”, afirmou Merkel em resposta a uma entrevista no YouTube.

Apesar da aparente desaceleração da tensão entre EUA e Coreia do Norte, o governo de Guam afirmou que se mantém alerta relativamente a um possível ataque norte-coreano com mísseis. O conselheiro para a Segurança de Guam George Chafauros agradeceu, ainda assim, os esforços diplomáticos norte-americanos nas recentes visitas à Coreia do Sul e à China.

"EUA vão proteger-nos”. Guam não se assusta com “fogo-de-artifício” de Pyongyang
"EUA vão proteger-nos”. Guam não se assusta com “fogo-de-artifício” de Pyongyang
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JOta
    16 ago, 2017 Jarro 20:03
    Os jornaleiros têm tanto ódio ao Trump que, ou é doença ou já é AMOR!

Destaques V+