Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela. Mais de mil pessoas detidas após protestos

15 ago, 2017 - 22:32

Os dados, apresentados esta terça-feira, são da Foro Penal Venezuelano.

A+ / A-

O Foro Penal Venezuelano (FPV) indicou que 5.326 pessoas foram detidas na Venezuela, entre 1 de Abril e 15 de Agosto, no âmbito de protestos contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, permanecendo presas 1.048.

Os dados foram divulgados pelo director do FPV, Alfredo Romero, através da rede social Twitter, precisando que 1.048 pessoas continuam detidas, 655 foram julgadas por tribunais militares e há 676 presos políticos no país.

Por outro lado, num comunicado divulgado em Caracas, o FPV, organização não-governamental, precisa que "qualquer solução que seja proposta perante a grave crise venezuelana deve ser pacífica" e "expressa formalmente o seu desacordo com a violência em qualquer das suas formas".

"Nos pronunciamos a favor de uma solução para a grave crise humanitária, social, política e económica que padece a Venezuela, de maneira pacífica, através dos meios previstos para tal, não só na nossa ordenança jurídica, mas também nos instrumentos legais internacionais que regulam as relações entre os Estados e entre os governos e os cidadãos, especialmente os que reconhecem e protegem os direitos humanos", explica.

Nesse sentido, o FPV apela "à comunidade internacional para colaborar com os venezuelanos no restabelecimento da democracia, do Estado de Direito e em conseguir Justiça e para que cesse a impunidade em matéria de violações dos direitos humanos, fazendo uso dos mecanismos estabelecidos nos tratados internacionais e através das instâncias neles formalmente estabelecidas".

"Fazemos um apelo ao Governo venezuelano a cessar de imediato todo os actos de perseguição, intimidação ou ameaça contra a cidadania, a libertar de imediato os presos políticos, a finalizar toda a investigação ou procedimento persecutório, motivado por razões políticas".

Também "a respeitar a Constituição da Venezuela, em vigor, e a cingir os seus actos, estritamente, aos preceitos, princípios e valores recolhidos, na nossa Carta Magna e nos Tratados internacionais subscritos e ratificados" pelo país.

Na Venezuela, os protestos contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro intensificaram-se desde Abril último, depois de serem divulgadas duas sentenças do Supremo Tribunal de Justiça que limitavam a imunidade dos deputados e em que aquele organismo assumia as funções do Parlamento.

Também depois de o Presidente Nicolás Maduro anunciar uma convocatória a uma Assembleia Constituinte, para reformar a Constituição.

Pelo menos 121 pessoas morreram no âmbito dos protestos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTONIO GONCALVES FE
    16 ago, 2017 oeiras 17:44
    Oh Marco... estás cego então ou és mesmo PC que são os únicos a apoiar o déspota do Maduro, que um dia há-de cair de tanto maduro. A favor do maduro só os que vivem à custa do regime... tal como acontecia e na antiga URSS
  • Marco Visan
    16 ago, 2017 Lisboa 12:49
    Mas porque é que a Renascença e generalidade da comunicação social deste país não mostrou a marcha contra Trump de segunda-feira, de manhã, em Caracas, que juntou milhares e milhares de pessoas que estão ao lado de Nicolás Maduro e o seu governo? Há qualquer coisa de estranho nesta comunicação social que faz lembrar os tempos idos do lápis azul e da censura. Aquilo que não lhes convém informar, é retido, escondido, para que as pessoas não percebam a realidade da Venezuela que não é esta mentira; esta patranha aqui dada quase todos os dias.

Destaques V+