Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Douro recebe a “verdadeira festa do tomate”

14 ago, 2017 - 10:57

"O objectivo é aumentar a atractividade do Douro, valorizando outros produtos para além do vinho", afirmaram os organizadores.

A+ / A-

A segunda edição do Concurso Tomate de Quinta realiza-se a 18 de Agosto, no Pinhão, uma iniciativa que quer contribuir para a valorização e promoção do tomate coração de boi que é produzido nas hortas durienses. O palco para a prova cega do tomate coração de boi é a Quinta de La Rosa, junto à vila do Pinhão.

A ideia da iniciativa surgiu entre três amigos: um produtor de vinhos, Abílio Tavares da Silva, da Quinta de Foz Torto, um jornalista, Edgardo Pacheco, e uma ex-jornalista, Celeste Pereira, da Greengrape, empresa de comunicação que desenvolve o projecto de animação turística Alltodouro.

“Queremos transformar esta época numa verdadeira festa do tomate, a anteceder o período forte do Douro, que são as vindimas. O objectivo é aumentar a atractividade do Douro, valorizando outros produtos para além do vinho”, afirmaram os organizadores, em comunicado.

Acrescentaram ainda que este “é um encontro invulgar no Douro, desde logo por reunir à volta do tomate os principais produtores de vinhos” da região.

“Esperamos, com a ajuda de todos, contribuir para a valorização de mais um produto de excelência do Douro”, sublinhou a organização.

Este concurso “visa contribuir para a valorização e promoção deste produto”, que encontra no Douro as condições ideais para o seu amadurecimento, “bem como revitalizar a tradição das hortas de quinta nesta região vinhateira”.

A novidade desta segunda edição é a Quinzena do Tomate, que decorre nas duas últimas semanas de Agosto, e à qual se juntaram restaurantes do Douro e onde vai ser possível degustar o tomate coração de boi em saladas ou em pratos especiais concebidos para iniciativa.

Esta iniciativa cruza-se também com o Ciclo Capella, um projecto de desenvolvimento da economia local que tem levado à praça e capela de Arroios, em Vila Real, a arte, a cultura, a música e os produtos locais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+