Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

David Elleray: "Vídeo-árbitro tem controlo total e independente das imagens"

11 ago, 2017 - 18:15

Em entrevista a Bola Branca, o director técnico do International Board, que determina as regras do futebol, esclarece que o VAR não está dependente das imagens da transmissão televisiva. O facto de a Benfica TV transmitir os jogos dos encarnados não gera qualquer conflito.

A+ / A-

Outras partes da entrevista a David Elleray:


O director técnico do International Board (IFAB), David Elleray, esclarece que o vídeo-árbitro (VAR) tem acesso, "em nome da integridade do sistema", a todas as imagens da transmissão e não está limitado às da realização televisiva.

"Durante a nossa pesquisa para introduzir o vídeo-árbitro no futebol, consultámos outros desportos e no rugby houve alguns problemas sobre a que imagens o vídeo-árbitro teria acesso. E nós fomos muito claros neste ponto ao determinar que, em nome da integridade do jogo, todas as imagens têm de estar à disposição do vídeo-árbitro e do seu técnico em tempo real", sublinha David Elleray, em entrevista exclusiva a Bola Branca.

"O vídeo-árbitro pode decidir ver qualquer ângulo e velocidade que queria. Baseado nisso aconselha o árbitro e em algumas situações o árbitro pode também querer ver as imagens e pode rever o lance no campo, num monitor instalado perto do relvado", acrescenta.

Nenhum conflito entre a Benfica TV e o VAR

Esta independência do VAR relativamente à transmissão televisiva anula qualquer situação de conflito entre o VAR e os detentores dos direitos televisivos. Elleray atenta, em concreto, ao facto de a Benfica TV transmitir os jogos do Benfica, na Luz, e observa que "não há qualquer conflitualidade".

"O vídeo-árbitro tem controlo completamente independente daquilo que pretender ver. Ninguém pode influenciar aquilo que ele pode, ou não, ver e isto é muito importante para a integridade deste sistema", clarifica, sem deixar espaço para qualquer dúvida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    13 ago, 2017 palmela 12:21
    Coitadinho do miguel oliveira caiu da mota ninguem diz nada!
  • Burro sou Eu
    12 ago, 2017 Nisa 08:38
    Só para dizer que o pseudo video-árbitro é controlado por humanos, e eu não conheço nenhum humano independente, disse!
  • CIDADÃO
    12 ago, 2017 Planeta Terra 06:57
    Se tem total controlo, então porque é que do Benfica x Braga o tal golo anulado ao Braga por "fora de jogo" só foram divulgadas imagens de uma das linhas laterais, em que o jogador do Benfica nem aparece de corpo inteiro? E que tal disponibilizarem o(s) fotograma(s) que justificaram a decisão com as tais linhas referenciais que ajudam os juizes a decidir a situação posicional relativa doa jogadores? De outra forma continuamos a ter um sistema arbitrário
  • Lagarto Pintado
    12 ago, 2017 Alvaláxia 04:31
    Independente? Isso é que nunca..., nem que a porka tussa!
  • aurélio Lima
    12 ago, 2017 França 01:48
    de que servem as explicações se jà não se cumpre? Penàlti em Alvalade que havia ser corrigido pela video àbitro que é para isso que funciona,mas afinal,tanto fàz haver como não haver,é vergonhôso havêr meios e não serem utilizados,êsse penàlti foi querer brincar para não dizêr gosar com o Setubal que se defendeu bem tendo fechados todos os acessos do Sporting à sua baliza.. começa a cheira Mal a video àrbitro....
  • Bela
    11 ago, 2017 Coimbra 19:47
    Dizem que o sistema de "vídeo-árbitro" tem controlo completamente independente. Será? Ou será mais um sistema tipo SIRESP? Era considerado tão, tão, tão infalível, e quando é necessário é uma verdadeira desgraça.

Destaques V+