Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

International Board diz que VAR é o maior passo da história do futebol moderno

11 ago, 2017 - 18:15

Em entrevista, David Elleray, director técnico do International Board, organismo que determina as regras do futebol, satisfeito com a participação de Portugal nesta fase de introdução do vídeo-árbitro.

A+ / A-

Outras partes da entrevista a David Elleray:


Bola Branca foi à raiz do vídeo-árbitro (VAR) para esclarecer todas as dúvidas sobre o novo sistema e falou com David Elleray, director técnico do International Board (IFAB), organismo que determina as regras do futebol e que introduziu a nova tecnologia.

Tradicionalmente visto como uma instituição conservadora, o International Board introduz o vídeo para que haja mais verdade desportiva. David Elleray, um antigo árbitro, considera que este é o maior passo na história do futebol moderno.

"Esta é potencialmente a maior mudança de sempre no futebol moderno e se funcionar bem, se trouxer mais justiça ao jogo, se poupar os árbitros a muitos dos insultos e das críticas que recebem, se o jogo se tornar melhor, porque é mais justo, e conseguirmos preservar o entusiasmo e a emoção do jogo, então penso que este será um passo em frente e maravilhoso para o futebol", diz o responsável do IFAB, em entrevista exclusiva à Renascença.

Portugal na vanguarda

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu introduzir o VAR na I Liga, nesta fase ainda experimental, e o IFAB está "encantado" com a opção, porque Portugal "é um dos grandes países do futebol". "Está envolvido no processo e sabemos que vão fazê-lo da forma correcta", confia Elleray.

O director técnico do IFAB destaca o profissionalismo dos árbitros portugueses e tem a garantia de que estão bem preparados para testar o VAR.

"Dentro de um ano, talvez até dentro de seis meses, teremos uma ideia bem clara se este sistema que estamos a usar é o mais adequado. Eu visitei os árbitros portugueses recentemente e sei o quão profissionais são e sei que a preparação que têm vindo a fazer tem sido muitíssimo boa", observa.

David Elleray reforça, ainda, que uma das preocupações do International Board é que o VAR não interfira com o ritmo do jogo, mas refere que se trata de "um pequeno preço a pagar para tornar o futebol mais justo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadão
    12 ago, 2017 Planeta Terra 07:00
    Uiiii!!! Este não sabe das missas. Ai não sabe Não!!!

Destaques V+