Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump diz que as armas estão "carregadas" para lidar com a Coreia do Norte

11 ago, 2017 - 13:10

Aviso feito no Twitter pelo Presidente dos EUA. Coreia do Norte acusa Trump de "levar a península coreana para a iminência de uma guerra nuclear".

A+ / A-

Veja também:


O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, esta sexta-feira, no Twitter, que as "as soluções militares estão agora preparadas e carregadas para o caso de a Coreia do Norte agir de forma pouco sensata. Esperamos que Kim Jong-un escolha outro caminho".

O "tweet" de Trump foi publicado pouco depois de a agência de notícias estatal norte-coreana publicar um comunicado, acusando Trump de "levar a península coreana para a iminência de uma guerra nuclear".

São novos episódios numa guerra de palavras entre os dois países que subiu de tom esta semana.

Esta quarta-feira, Donald Trump voltou a ameaçar Pyongyang. A Coreia do Norte, disse, deve “acalmar-se” ou vai ter problemas “como poucas nações alguma vez viram”. Trump disse que que as ameaças que fez na terça-feira – "fogo e fúria como o mundo nunca viu" – não foram “suficientemente duras”.

"Caso a Coreia do Norte pense em atacar alguém que amamos ou representamos, nossos aliados ou nós, eles devem ficar muito, muito nervosos. Direi o seguinte. E eles devem ficar nervosos. Porque coisas irão acontecer com eles como nunca pensaram ser possíveis", acrescentou Trump.

As palavras de Trump foram depois amaciadas pelo secretário de Estado da Defesa, que disse aos jornalistas que os Estados Unidos ainda preferem uma via diplomática para lidar com a Coreia do Norte. Uma guerra seria "catastrófica", disse James Mattis, afirmando, porém, que os Estados Unidos estão "prontos" para responder a um acto hostil norte-coreano.

Quatro mísseis. Destino: Guam

O regime de Kim Jong-un apresentou, quinta-feira, planos detalhados para um ataque de mísseis perto de Guam, uma pequena ilha do Pacífico que é território norte-americano.

Guam, uma ilha tropical a mais de 3 mil quilómetros do sudeste da Coreia do Norte, é habitada por cerca de 163 mil pessoas. Neste território, há uma instalação da Marinha dos EUA que inclui um esquadrão submarino, um grupo da Guarda Costeira e uma base aérea.

"EUA vão proteger-nos”. Guam não se assusta com “fogo-de-artifício” de Pyongyang
"EUA vão proteger-nos”. Guam não se assusta com “fogo-de-artifício” de Pyongyang

Segundo o plano norte-coreano, os mísseis destinados a Guam atravessariam algumas das rotas marítimas e aéreas mais movimentadas do mundo.

A ameaça de Pyongyang a Guam surgiu depois de Trump prometer "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se a Coreia do Norte continuar a ameaçar os Estados Unidos.

O Gabinete para a Defesa Civil de Guam publicou esta sexta-feira uma série de recomendações à população sobre a "iminente ameaça com mísseis" da Coreia do Norte. Entre os conselhos, estão a preparação para o abastecimento de material médico de emergência, procura de pontos de protecção e refúgio ou procedimentos sobre como isolar uma habitação em caso de ataque químico.

Segundo investigadores e analistas, a Coreia do Norte vai continuar a esticar a corda e a ameaçar os Estados Unidos porque o seu programa nuclear é um seguro de vida. Apesar da retórica agressiva, Kunihiko Miyake, investigador-chefe no The Canon Institute for Global Studies, acredita que “a Coreia do Norte não vai atacar. Eles não são suicidas”.

Trump: Coreia do Norte enfrentará "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se ameaçar EUA
Trump: Coreia do Norte enfrentará "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se ameaçar EUA
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    12 ago, 2017 Portugal 02:10
    So comentários de saloiada nada mais.....
  • Marta Correia
    11 ago, 2017 Lisboa 23:58
    Se a china faz este jogo eu apelaria aos EU e Europa para a população chinesa regressar ao seu país ou então irem todos para a coreia do norte.A china ao actuar assim está a perder o respeito do ocidente.E não pode querer invadir o ocidente com as suas mercadorias e cidadãos e depois colocar-se ao lado de um ditador lunático.E a sua tese é engraçada.Primeiro os EU levam com os mísseis da Coreia do norte e só depois podem responder.Isto é mesmo de chinês.Se assim não fizerem têm que se ver com a china.Devem estar a brincar.Chineses todos para a china já.Os EU e Europa pelos vistos são inimigos.
  • Lopes
    11 ago, 2017 Guarda 22:43
    Discurso criminoso contra Trump diz um ilheú mais abaixo...ahahahahahahah Trump é um impreparado como se vê pelas suas constantes boutades e passos em falso. Se não tivesse armas nucleares ao seu dispôr ainda me ria mais dos seus pruridos quanto a este louco ahahahahahahah
  • Ela
    11 ago, 2017 Lisboa 22:00
    São dois ditadores, e como tal são seguidos pelos seus respectivos sectários do modo obstinado e acrítico, numa espécie de adoração cega que não conhece qualquer racionalidade, não valendo a pena perder tempo a discutir nem com os admiradores do sr. Trump, nem com os admiradores da Coreia do Norte: estão nas suas rotas muito próprias e nelas irão manter-se. Os regimes totalitários repugnam-me, sejam eles vermelhos ou de outra cor qualquer, e assemelham-se em muitos aspectos. O que ainda segura os ímpetos do sr. Trump é a Constituição dos EUA, as instituições democráticas americanas e os juízes que vão travando os seus acessos. A Kim nada o segura. Mas Trump e Kim são dois tiranos que procuram eliminar, sem piedade, todos aqueles que se lhes opõem. Kim manter-se-à no poder, como o seu pai, pois o regime está todo blindado e ninguém ousa nada contra o Querido Líder. Diferentemente, Trump poderá ser confrontado com um afastamento do cargo, uma vez que a investigação sobre as ligações à Rússia está nas mãos de um homem sério e competente do FBI: Robert Mueller. Esperemos, enquanto vamos contendo a respiração!
  • Sara
    11 ago, 2017 Lisboa 20:48
    O pistoleiro e o birras a decidir o futuro do mundo.
  • ana
    11 ago, 2017 lisboa 18:32
    O gordo King está a enfurecer Trump até ao limite porque quer que seja ele a começar primeiro para puder contar com o apoio da China, porque o governo chinês já veio dizer que se for a Coreia a começar se abstêm mas se for os EUA a fazer um ataque á Coreia as coisas serão diferentes, o gordo não é parvo está a jogar com a personalidade do Trump porque sabe que ele não se vai aguentar por muito mais tempo, enquanto isso vamos assistindo a este diz que não diz entre os dois o mal disto tudo é o mundo estar á mercê das decisões destes dois inconsequentes que podem nos levar para uma grande guerra sem precedentes
  • Fantasma
    11 ago, 2017 Algures 16:47
    Nada como a nova vaga de experts DiploTweeters (Diplomat Tweeters?!)
  • O Crítico
    11 ago, 2017 Açores 16:24
    Acho ridiculo estes jornalistas mentirosos. Trump está levar a uma guerra??? Quem começou com testes meus senhores jornalistas??? Acha pachorra, mas esse discurso criminoso anti-Trump já ultrapassou todos os limites do aceitável.
  • José Fortunato
    11 ago, 2017 Braga 16:09
    Independentemente de Trump ser o que é o ditador da coreia do norte anda a pisar o risco e a gozar com a America.Eu por mim depois de avaliar tudo já tinha organizado um ataque relâmpago à coreia do norte em tempo secreto.Mau grado as mortes de norte coreanos que vão. ser muitos e sem culpa nenhuma.Agora que o ditador e os militares que o rideiam merecem desaparecer.Para bem da Paz depois da guerra.
  • jmsm
    11 ago, 2017 lisboa 16:02
    Dois garotos, armados em arruaceiros.

Destaques V+