Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cáritas de Vila Real pronta para apoiar vítimas dos incêndios no distrito

11 ago, 2017 - 12:29 • Olímpia Mairos

Instituição apela à responsabilidade pessoal e à “defesa da nossa casa comum”, deixando conselhos à população, que aumenta com a chegada de emigrantes.

A+ / A-

A Cáritas Diocesana de Vila Real escreveu a todos os párocos da diocese alertando para a “situação catastrófica” dos incêndios em Portugal, ao longo das últimas semanas, apelando à responsabilidade social para debelar este problema.

“O nosso país enfrenta um longo e extraordinário período de escassa precipitação que, associado às elevadas temperaturas estivais, elevam o risco de incêndio florestal nos nossos espaços rurais e florestais”, constata a instituição da Igreja Católica, concluindo que “a associação destes dois factores está a originar uma situação catastrófica, um pouco por todo o país, que têm dizimado vidas e bens, destruído o ambiente e as actividades económicas que ainda sustentam as populações nesses territórios rurais”.

Evocando a encíclica ‘Laudato Si’ do Papa Francisco para propor uma “verdadeira conversão ecológica”, considerando que, além do esforço pessoal, “é necessário dar uma resposta colectiva aos problemas que afectam a comunidade”, o presidente da direcção da Cáritas Diocesana de Vila Real, padre Ernesto Lúcio, manifesta “disponibilidade para apoiar as vítimas dos incêndios” na diocese transmontana.

Na missiva enviada aos sacerdotes da diocese, a Cáritas de Vila Real lembra que “num momento em que as nossas comunidades se engrandecem com a visita anual dos seus filhos, nossos emigrantes, importa alertar a todos para os perigos que o uso indevido do fogo pode originar”.

A organização da Igreja Católica apela a que todos sejam “corresponsáveis da defesa da nossa casa comum” e recorda que “é proibido o uso de qualquer forma de fogo nos espaços florestais ou rurais”, que “é obrigatória a limpeza da vegetação à volta das habitações, num raio de 50 metros”, e que “um acto inadvertido, como fumar ou usar o fogo nesta altura do ano pode ser catastrófico”.

Um dos últimos incêndios que mais preocupou as populações e autoridades no distrito de Vila Real, aconteceu esta semana, queimou 450 hectares na serra do Alvão e levou à activação do plano municipal de emergência de protecção civil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+