Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ovos contaminados levam Bruxelas a convocar reunião "de alto nível"

11 ago, 2017 - 08:54

Há 12 países afectados pela contaminação com Fipronil. Em Portugal, estes ovos não estão à venda.

A+ / A-

A Comissão Europeia vai convocar os países do bloco afectados pelo escândalo dos ovos contaminados com o insecticida tóxico "fipronil" quando os factos forem apurados, anunciou o comissário europeu da Saúde.

“Propus a realização de uma reunião de alto nível reunindo os ministros [dos países] visados e os representantes das agências de segurança alimentar de todos os Estados-membros implicados assim que o conjunto de factos esteja à nossa disposição”, indicou Vytenis Andriukaitis, numa mensagem de texto enviada à agência noticiosa AFP.

O comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar adiantou ainda ter já abordado o assunto com os ministros alemão, belga e holandês.

Doze países europeus (Áustria, Eslováquia, Dinamarca, Bélgica, Alemanha, França, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo, Suécia, Roménia e Holanda) já reportaram a existência de ovos contaminados nos circuitos comerciais.

O escândalo estalou no passado dia 2, quando a Holanda alertou que tinha encontrado "fipronil" em vários lotes de ovos, embora a Bélgica tenha detectado a presença da substância tóxica antes, em 20 de Julho.

A Bélgica e a Holanda, onde a contaminação ocorreu, mobilizaram-se para encontrar os responsáveis e os inquéritos realizados nos dois países levaram à detenção na quinta-feira de dois responsáveis de uma empresa holandesa, que alegadamente usou o insecticida em explorações avícolas.

Os ovos identificados com o pesticida tóxico não estão à venda em Portugal, segundo adiantou na terça-feira fonte da Direcção-Geral da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (DGAV) à agência Lusa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A Holanda
    11 ago, 2017 lis 13:26
    Perante isto perdeu grande parte da sua credibilidade! Pregam as boas maneiras mas atuam de forma a colocarem em causa a segurança alimentar e comercial!...

Destaques V+