Tempo
|

​Vem aí uma chuva de meteoros. Saiba como vê-la

​Vem aí uma chuva de meteoros. Saiba como vê-la

Tempo
|
A+ / A-

10 ago, 2017 - 19:51

Fim-de-semana promete espectáculo gratuito: basta olhar para o céu.

A+ / A-

Acontece todos os anos, mas é um espectáculo garantido se as condições meteorológicas ajudarem: este fim-de-semana, entre as 14h30 de sábado e as 2h30 de domingo, ocorre a actividade máxima da famosa chuva de meteoros das Perseidas.

“Em Portugal, o pico será visível na madrugada do dia 13 a partir da 1h00. Contudo, valerá a pena observá-las à noite nos dias próximos do pico e até ao dia 24 de Agosto”, informa o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

“A melhor altura de observação será nas noites próximas da Lua Nova. O instante da fase de Lua Nova ocorre no dia 21 às 19h30 horas. A constelação de Perseus aparecerá acima do horizonte a Nordeste”, refere o OAL.

As chuvas de meteoros podem ser observadas todos os anos, em datas fixas. Ocorrem quando a Terra cruza um enxame de meteoróides, “um objecto sólido que se desloca no espaço interplanetário, de dimensões consideravelmente mais pequenas do que as de um asteróide e bastante maiores do que as de um átomo ou molécula”.

No seu site, o OAL faz outras sugestões para quem quer aproveitar Agosto para observar os astros. “Todos os planetas visíveis a olho nu podem ser observados no céu nocturno de Agosto de 2017”, informa a instituição.

Algumas imagens da chuva de estrelas de 2015, captadas em vários pontos do mundo. Fotos: Flickr e EPA
Algumas imagens da chuva de estrelas de 2015, captadas em vários pontos do mundo. Fotos: Flickr e EPA

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Galeno
    12 ago, 2017 estoril 08:42
    Muito oportuna noticia vale ficar conectado JG
  • Simão Pedro Soares A
    11 ago, 2017 Setúbal 23:06
    Espectáculo de rádio a melhor de Portugal e arredores parabens à equipa

Destaques V+