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Deco considera “ilegal” campanha da Meo

10 ago, 2017 - 19:07

Associação de defesa do consumidor afirma que “não são os clientes que têm de cancelar um serviço não solicitado”.

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A Deco considera ilegal a campanha que a Meo está a fazer, na qual oferece internet aos clientes em Agosto, mas obriga a pagar após essa data se não rescindirem, e já denunciou o caso ao regulador ANACOM.

Segundo disse à Lusa Ana Sofia Ferreira, da associação de defesa do consumidor, nos últimos dias a Deco tem recebido dezenas de contactos e queixas a propósito da mensagem telefónica (SMS) que a Meo tem enviado a clientes na qual anuncia que atribui dois Gigabytes (2GB) adicionais de internet até 31 de Agosto e que após essa data os clientes podem manter esse plafond de internet extra por 3,98 euros por mês, sem fidelização.

Já no fim da SMS, a Meo diz que, se o cliente "preferir não beneficiar destas vantagens" deve ligar "grátis [para o número] 800200023".

Segundo a responsável da Deco, é aqui que está o problema: "Não são os clientes que têm de cancelar um serviço não solicitado", afirmou.

Ana Sofia Ferreira explicou que a lei proíbe "claramente" às operadoras a cobrança de qualquer serviço não solicitado e que a ausência de resposta do consumidor não vale como consentimento, pelo que a Meo não pode a partir de 31 de Agosto cobrar 3,98 euros por um serviço que os clientes não pediram, mesmo se estes não o cancelarem entretanto. "A Meo pode oferecer, não pode é cobrar", sublinhou.

A Deco diz que já enviou uma denúncia ao regulador das telecomunicações, a ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, a quem pede o sancionamento da Meo e que corrija a prática.

A responsável da Deco disse ainda que, no caso dos clientes que contactaram a operadora para cancelar o serviço a partir da data em que teriam de pagar, houve relatos de problemas no cancelamento, uma vez que é um atendedor automático que recebe as chamadas, que é confusa a forma de cancelamento e que ficaram ser ter a certeza se o serviço foi efectivamente cancelado.

A Lusa contactou fonte oficial da Meo, mas até ao momento não obteve resposta.

Comentários
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  • ADISAN
    11 ago, 2017 Mealhada 14:09
    Já que a DECO traz estas irregularidades à "baila", e até concordo embora saibamos que o faz para sua própria publicidade (gratuíta), devo referir aqui que a alegada "Defesa do Consumidor" também não é nada melhor. Fui associado desta instituição durante vários anos e, tendo começado pagando uma mensalidade de menos de 4 Euros, ao fim de alguns anos já pagava quase 15€. E o pior é que sempre que lhes solicitei o apoio que diziam garantir, sempre me foi negado tal apoio alegando que tudo era sempre legal e que nada podiam fazer. O que me fez desistir de associado foi um caso lamentável em que o meu fornecedor de água - Câmara Municipal - quando fazia estimativas, juntava depois o consumo de vários meses - como se fosse consumo de um só mês - para assim atingir escalões em que o m3 é mais caro, tendo eu consequentemente de pagar a água mais cara. Pedi ajuda à DECO, que me responde que tudo estava legal Fui eu próprio à Câmara reclamar e, há já quase dois anos, tal não voltou a acontecer. Desisti da DECO, pois tudo o que diz é igualmente propaganda em benefício próprio e bastante enganosa. Para que conste, aqui fica o meu depoimento.
  • Manuel Figueiredo
    11 ago, 2017 Póvoa de Varzim 10:09
    Não bastará à ANACOM proibir tal prática. Terá - até para exemplo de outros - punir a MEO (ou lá o que é...) com multa pesada.
  • Nelson
    11 ago, 2017 distrito santarém 09:58
    Deveria desaparecer completamente com esta "coisa" que é tudo menos uma "rede de telecomunicações" mas não é a única .
  • pat
    10 ago, 2017 porto 20:51
    Depois das notícias sobre o presente envenenado da MEO para ganhar milhões, simplesmente façam uma reclamação na Área Cliente MEO assim: "Venho por este meio informar, e após ter recebido um acréscimo de 2 Gigas de net de saldo no plafond do tarifário que recebi com muito agrado (pensando eu que seria um belo presente de verão, ou mesmo um acréscimo para ficar), mas depois das notícias que sairam da DECO e outras entidades, que teremos de ser nós a retirar esses 2 Gigas após o período de oferta... informar, que se me for retirado 1 cêntimo que seja, por este acréscimo de plafond de net que NUNCA solicitei (e portanto obviamente que não farei nada para que o serviço seja retirado, porque não o solicitei), que retirarei imediatamente todos os serviços que tenho na MEO, e farei queixa nas instâncias devidas, inclusivé na ANACOM. Obrigado"... e não se chateiem mais... não percam tempo nem dinheiro a ligar para eles, se não estao a fazer o que eles querem, que as pessoas paguem chamadas para a MEO, e não é pouco.
  • Foge da Meo
    10 ago, 2017 Lisboa 20:32
    O terror da MEO que até aos mortos quer cobrar dinheiro. Vejam o caso da vítima que faleceu no incêndio do Pedrogao, que após o pai informar que o filho falecera no incêndio respondeu com carta dirigida ao mesmo falecido exigindo o pagamento do período de fidelizacao. Um nojo de atitude, certamente com gente da pior espécie na sua direção
  • patricia
    10 ago, 2017 lx 20:27
    VERGONHOSO:.. Espero que isto não vá para a frente, e que a MEO, agora ALTICE; seja multada em muitos milhões... eu e familiares a pensarmos que era uma benece da operadora, e é um presente envenenado, para que as pessoas caiam na esparrela.. VERGONHA.
  • No país da diversão
    10 ago, 2017 Lisboa 20:07
    Concordo com a DECO, mas há muitas coisas bem piores neste país e ninguém diz nada, ou seja neste país interessa manter as aparências e eludir as pessoas. Mais importante que defender o consumidor é defender o cidadão dos abusos dos poderes. Ao contrário do que parece, este país tem um atraso civilizacional.
  • GandaDECO
    10 ago, 2017 Lisboa 19:48
    E de concreto o que é que a DECO fez? Não fez nada.
  • Jorge
    10 ago, 2017 Viseu 19:42
    .O mesmo passou-se comigo 2 vezes com a NOS (antes Optimus) reclamei para a ANACOM que me respondeu em carta (ainda a tenho pois é o exemplo de uma instituição sem utilidade pública mas de sorvedores de dinheiro publico) a dizer que o assunto estava fora da sua área de atuação e o assunto deveria ser resolvido entre cliente e operadora. Como dizia o falecido Fernando Pessa.E esta hem?
  • Rogerio
    10 ago, 2017 Setubai 19:20
    os ladrões roubaram a PT a PT quer que nós paguemos

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