Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Coreia do Norte divulga detalhes do seu plano para atacar Guam

10 ago, 2017 - 14:38

Quatro mísseis atravessariam rotas marítimas e aéreas muito movimentadas. Regime garante que o plano pode estar pronto dentro de dias.

A+ / A-
“Os EUA vão proteger-nos”. Guam não se assusta com “fogo-de-artifício” de Pyongyang
“Os EUA vão proteger-nos”. Guam não se assusta com “fogo-de-artifício” de Pyongyang

Veja também:


A Coreia do Norte não dá sinais de querer mudar a estratégia, mesmo depois das ameaças de Donald Trump de que enfrentaria "fogo e fúria" se ameaçasse os Estados Unidos. O regime de Kim Jong-un apresentou esta quinta-feira planos detalhados para um ataque de mísseis perto de Guam, uma pequena ilha do Pacífico que é território norte-americano.

Pyongyang garante que está a concluir planos para disparar quatro mísseis de alcance intermédio sobre o Japão para aterrar a 30-40 quilómetros de Guam, acrescentando detalhes a um plano anunciado pela primeira vez na quarta-feira.

Guam, uma ilha tropical a mais de 3 mil quilómetros do sudeste da Coreia do Norte, é habitada por cerca de 163 mil pessoas. Neste território, que pertence aos Estados Unidos, há uma instalação da Marinha dos EUA que inclui um esquadrão submarino, um grupo da Guarda Costeira e uma base aérea.

Segundo o plano norte-coreano, os mísseis destinados a Guam atravessariam algumas das rotas marítimas e aéreas mais movimentadas do mundo.

A agência estatal de notícias norte-coreana, a KCNA, garantiu que o Exército norte-coreano pode ter prontos os seus planos para atingir as proximidades de Guam em meados de Agosto, bastando, depois, a ordem de Kim Jong-un, informou a agência estatal de notícias KCNA, que cita o general Kim Rak Gyom, comandante da Força Estratégica do Exército Popular Coreano.

A Reuters refere que, apesar de a Coreia do Norte ameaçar com regularidade atacar os Estados Unidos e os seus aliados, este relatório é incomum nos seus detalhes, sendo apresentado depois de dois testes bem-sucedidos de um míssil intercontinental, em Julho, e uma série de outros testes de mísseis.

Trump: Coreia do Norte enfrentará "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se ameaçar EUA
Trump: Coreia do Norte enfrentará "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se ameaçar EUA

"Mesmo que os mísseis do Norte não atinjam o território marítimo de Guam, os EUA não tolerarão tal provocação simplesmente porque é uma grave ameaça à sua segurança nacional", disse Cha Do-hyeogn, investiador do Asian Institute for Policy Estudos, em Seul, citado pela Reuters.

Especialistas na Coreia do Sul dizem que os planos revelados pelo Norte aumentaram significativamente os riscos de um conflito, uma vez que Washington poderá ver qualquer míssil apontado ao seu território como uma provocação, mesmo que seja lançado como um teste.

O progresso aparentemente rápido da Coreia do Norte no desenvolvimento de armas nucleares e mísseis com capacidade para chegar ao continente americano alimentaram as tensões que culminaram esta semana numa guerra de palavras entre Donald Trump e Pyongyang, enervando potências regionais e investidores globais.

As acções mundiais caíram pelo terceiro dia consecutivo e as acções em Seul caíram para um mínimo de sete semanas, depois de

"O diálogo sadio não é possível com um homem sem razão e apenas força absoluta pode trabalhar com ele", disse a KCNA sobre Trump. O Presidente norte-americano afirmou na terça-feira que, se continuasse a ameaçar os Estados Unidos, a Coreia do Norte enfrentaria "fogo e fúria como o mundo nunca viu".

A Coreia do Norte vai continuar a esticar a corda porque o seu programa nuclear é um seguro de vida, defendem vários investigadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ela
    10 ago, 2017 Lisboa 23:57
    Ah, claro! O sr. Maduro, da Venezuela providencia os outros 5!
  • Ela
    10 ago, 2017 Lisboa 23:47
    Junte-lhes o Erdogan, da Turquia, o Putin, da Rússia, o sr. da Hungria cujo nome não me vem à memória, e mandamo-los todos jogar uma partida de futebol de 5, com a sra. Le Pen como árbitro. Com um bocadinho de sorte, por ser que se esgatanhem e esfaniquem uns aos outros (árbitro incluída). Que bem que se respiraria no mundo sem estes "cromos"!
  • Miguel Botelho
    10 ago, 2017 Lisboa 21:50
    Esta história da Coreia do Norte atacar Guam é pura invenção da comunicação social americana que nós portugueses somos obrigados a comer todos os dias. As pessoas que lêem as notícias acerca da Coreia do Norte esquecem-se que já houve uma guerra entre estes dois países e que fez cerca de 4 milhões de mortos coreanos. Esquecem-se de pensar que os coreanos são pessoas e que também são felizes no seu país. A ideia de uma guerra com a Coreia é puro passatempo de um charlatão chamado Trump.
  • António Costa
    10 ago, 2017 Porto 18:57
    Sozinho em casa quase desde que nasceu, o pai sempre o proibiu de vir brincar para a rua pois tinha grandes planos para ele e ensinou-o a minar todo o corredor que vai até ao seu quarto (e agora já não se lembra de como sair), passa a vida a mandar brinquedos, do 25 andar, para a rua, a vizinhança protesta pois qualquer dia acerta num carro, só que agora outro da mesma idade de vivências diferentes põe-se aos gritos com ele, a vizinhança anda em alvoroço já não bastava um problema que agora são dois…
  • fanã
    10 ago, 2017 aveiro 18:12
    Tantos Países nas mãos de puros PSICOPATAS , caminhamos mesmo para uma terceira !
  • Jorge Pereira
    10 ago, 2017 Almada 15:39
    Na guerra joga-se pela surpresa e não no fogo de artifício comunicacional!
  • Filipe
    10 ago, 2017 évora 15:00
    Está na hora , este fim de semana apliquem toda a "fúria e fogo " em cima dos olhos pequenos , basta , apaguem a Coreia do Norte do mapa , apliquem as bombas avós das mães e bisavó dos avós , exterminem estes tipos do globo .

Destaques V+