Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministra quer penalizar SIRESP por falhas em Pedrógão Grande

09 ago, 2017 - 17:39 • Ricardo Vieira

Constança Urbano de Sousa conclui que as falhas nas comunicações prejudicaram as operações e acrescenta que foi registada "descoordenação no posto de comando da Autoridade Nacional de Protecção Civil".

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, anunciou esta quarta-feira que vão ser accionados os mecanismos para penalizar o sistema de comunicações de emergência SIRESP por falhas no incêndio de Pedrógão Grande, que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos.

A governante diz que a decisão foi tomada com base no parecer da sociedade de advogados Linklaters, que analisou o contrato entre o Estado e o SIRESP.

"Tratam-se de penalidades previstas no próprio contrato que é necessário accionar. Não se deve aceitar o argumento de causa maior porque neste caso não é relevante", disse Constança Urbano de Sousa em conferência de imprensa.

O facto de ter existido uma causa de força maior, neste caso um incêndio, "não isenta a operadora de falhas no sistema", segundo o parecer da Linklaters.

A ministra anunciou, por isso, ter determinado à Secretaria-Geral da Administração Interna, entidade gestora do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), que inicie os procedimentos para a aplicação de penalidades ao consórcio.

A governante quer também o apuramento de responsabilidades da Secretaria Geral da Administração Interna sobre o que aconteceu em Pedrógão Grande.

Rede SIRESP "revelou-se pouco resiliente"

A ministra não tem dúvidas de que as falhas nas comunicações "afectaram a operação de controlo e comando" durante o incêndio de Pedrógão.

“Existiram inegáveis constrangimentos e falhas nas comunicações da rede SIRESP por terem ardido cabos de fibra óptica de interligação de cinco estações base que entraram em modo local. Pese embora as redes redundantes existentes, como a ROB, terem assegurado a comunicação com limitações do posto de comando com os operacionais", detalhou.

“A rede SIRESP revelou-se pouco resiliente em virtude da interligação das estações base com a restante rede SIRESP ser feita com cabos de fibra óptica, maioritariamente suportados por traçado aéreo e de este ser particularmente vulnerável a situações de incêndio florestal”, sublinhou Constança Urbano de Sousa.

Os problemas no SIRESP demoraram 16 horas a ser resolvidos, com a chegada de uma estação móvel, refere a ministra, que aponta o dedo à "falta de articulação entre a Secretaria-Geral da Administração Interna, PSP, Protecção Civil e GNR no que diz respeito à detecção dos problemas nas comunicações e no accionamento e mobilização da estação móvel".

Os constrangimentos, diz Constança Urbano de Sousa, foram potenciados pelo escolha do local de instalação do posto de comando da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Para tentar evitar a repetição do problema, o Governo tomou várias medidas, entre as quais a compra por ajuste directo de equipamento para duas estações móveis com comunicações por satélite, duplicando a capacidade de resposta destas estações, e o pré-posicionamento das quatro estações móveis (uma em Lisboa, outra no Porto e as restantes com posicionamento dinâmico de acordo com o risco de incêndio).

Descoordenação no posto de comando da Protecção Civil

Numa conferência de imprensa de balanço do inquérito à tragédia, a governante também aponta falhas de comando e coordenação à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

"Verificou-se, igualmente, descoordenação no posto de comando da ANPC, em especial com os outros agentes da protecção civil. Não obstante, registou-se em várias ocasiões espírito de iniciativa da GNR em acções que empreendeu em matéria de evacuações e prestação de auxílio às populações", salienta.

Em relação às mortes na estrada nacional 236-1, Constança Urbano de Sousa afirma que, ao contrário do que tem sido referido, "do inquérito da GNR não resulta que qualquer elemento desta força de segurança tenha encaminhado qualquer viatura para esta via”.

Numa resposta enviada ao primeiro-ministro, poucos dias depois do incêndio de Pedrógão Grande, o comandante-geral da GNR, Manuel Couto, assumiu que a EN 236-1 foi indicada como alternativa aos automobilistas durante o incêndio de Pedrógão Grande.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    10 ago, 2017 Santarém 22:34
    Primeiro assuma as suas responsabilidades por esta e outras falhas noutros organismos pois pelos vistos vai tudo pelo mesmo caminho e em seguida exija responsabilidades a todos e mantenha a vigilância!.
  • nulo
    10 ago, 2017 trancoso 14:29
    Ó sra. ministra, veja lá no que se mete, pois não foi o seu patrão Costa que fundou esse SIRESP ? Prepare os patins !
  • Maria Manuela Nunes
    10 ago, 2017 Queluz 09:57
    Só penalizar? É preciso acabar com este contrato. Não foi só em Pedrógão que o SIRESP falhou. Falha sempre que é preciso.
  • rosinda
    10 ago, 2017 palmela 00:13
    Desde quando e que a ministra da administraçao interna tem o direito de penalizar ?
  • mark Paulo
    09 ago, 2017 coimbra 22:05
    Esta senhora já devia ter sido demitida ou então processada judicialmente pelo que aconteceu, ou andamos todos a brincar com o meu dinheiro e o dinheiro dos outros contribuintes???
  • AAAA
    09 ago, 2017 LX 20:53
    ISSO É O MÍNIMO. É PRECISO FAZER MAIS QUE ISSO.
  • António
    09 ago, 2017 Norte 20:10
    Estamos num circo a ver a geringonça a preparar um número de magia. No final desaparece e fica a caixa de nome SIRESP.
  • André
    09 ago, 2017 Lisboa 19:48
    O problema serão os valores... é que em 2012, na renovação de contrato, os valores indeminizatórios foram cortados para 1/10 do valor da renovação de 2007. Tal como muitas das possíveis alterações ao contrato terão de ser pagas à parte, como a cobertura por rede hertziana que foi cancelada em 2012 "porque deixou de ter qualquer utilidade perante a utilização das operações em 3G e 4G, futuramente em 5G". A maioria das torres que tinham os emissores de rádio, foram alteradas para só suportar comunicações móveis e por fibra óptica.
  • Carlos Rocha
    09 ago, 2017 Porto 18:51
    Já se conhecem os resultados dos inquéritos?....Ou já está a jogar por antecipação antes que as responsabilidades recaiam sobre ela....
  • Abílio Carvalho
    09 ago, 2017 Vila Nova de Gaia 18:46
    Os contratos são para cumprir e não só para receberem dinheiro do povo. O governo PSD/CDS também deviam de ser penalizados por não actuarem sobre o SIRESP pelas respectivas falhas.

Destaques V+