Tempo
|
A+ / A-

Quer ler um livro? Vá a estas praias

09 ago, 2017 - 19:18

Mais de 50 praias e piscinas em todo o país já dispõem de bibliotecas de Verão. Saiba quais são.

A+ / A-
Bibliotecas Municipais mudam-se para a praia para "reforçar hábitos de leitura"
Bibliotecas Municipais mudam-se para a praia para "reforçar hábitos de leitura"

Passa pouco das 10h00 e já os habituais frequentadores da praia de Paço de Arcos estão instalados, à sombra, na pequena tenda montada na areia, em frente à Biblioteca de Praia, a ler as notícias do dia.

Jornais e revistas são os mais requisitados, mas também há uma montra de livros à disposição dos interessados.

A iniciativa das Bibliotecas Públicas Municipais de Portugal, que engloba há três anos a praia de Paço de Arcos, no concelho de Oeiras, agrada aos banhistas, dos mais novos aos mais velhos.

António Costa e a neta Sofia já não saem da rotina e, todos os dias, durante a primeira hora, desde a sua chegada à praia, "perdem-se" nas notícias do dia e nas actividades de pintura para as crianças.

"É uma excelente iniciativa, porque vamos a outras praias e nada, é só jogar à bola. Aqui os miúdos têm um espaço onde podem ler, trabalhar, fazer desenhos... É uma boa iniciativa que deveria ser alargada", disse.

O sucesso da iniciativa vai levar a Câmara de Oeiras a instalar mais espaços noutras praias do concelho.

"A nossa pretensão é reforçar os hábitos de leitura, essa é uma obrigação nossa, dos municípios e este projecto tem alcançado o êxito que esperávamos e por isso iremos levá-lo às restantes praias do concelho", afirma Paulo Vistas, presidente da Câmara de Oeiras, em declarações à Lusa.

Em todo o país, mais de 50 praias e piscinas já dispõem de bibliotecas de Verão, espaços que disponibilizam gratuitamente livros, revistas e jornais para leitura e, em alguns casos, até internet e actividades para crianças.

O mapa das bibliotecas de praia e piscina de 2017, disponibilizado pela Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), permite identificar 34 praias, 12 piscinas e cinco praias fluviais que, de norte a sul do país, dispõem destes pólos sazonais pertencentes às bibliotecas municipais.

Veja aqui onde pode encontrar bibliotecas de praia e piscina, este Verão.

Mapa: Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+