Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump e Kim. "Dois arruaceiros a gritar no recreio" podem causar uma guerra?

09 ago, 2017 - 18:47 • Ricardo Vieira

A Coreia do Norte vai continuar a esticar a corda porque o programa nuclear é um seguro de vida, defendem vários investigadores internacionais numa análise à escala de tensão entre os Estados Unidos e Pyongyang.

A+ / A-
Trump: Coreia do Norte enfrentará "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se ameaçar EUA
Trump: Coreia do Norte enfrentará "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se ameaçar EUA

Veja também:


Os Estados Unidos e a Coreia do Norte estão envolvidos numa guerra de palavras e numa troca de ameaças sem precedentes nos últimos anos. Esta terça-feira, Donald Trump afirmou ser "melhor que a Coreia do Norte não faça mais ameaças aos Estados Unidos", caso contrário enfrentará "fogo e fúria como o mundo nunca viu”. Mas quais são os verdadeiros riscos de um conflito armado?

Jean Lee liderou a delegação da Associated Press em Pyongyang e conhece bem o país. Em declarações ao jornal britânico “The Guardian”, diz que “ninguém na região, mesmo a Coreia do Norte, quer outra guerra”.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, vai continuar a esticar a corda até atingir os seus objectivos: ser reconhecido como uma potência nuclear por Washington e legitimar-se internamente como o soberano que defende o seu povo contra os “grandes e maus Estados Unidos”, afirma a colaboradora do Wilson Center.

Apesar da retórica agressiva, Kunihiko Miyake, investigador-chefe no The Canon Institute for Global Studies, acredita que “a Coreia do Norte não vai atacar. Eles não são suicidas”.

Em declarações à agência Reuters, o antigo diplomata japonês diz que Pyongyang quer ter armas para conseguir negociar um acordo de paz com os Estados Unidos a partir de uma “posição de força”.

“Dois arruaceiros no recreio”

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta semana com “fogo e fúria nunca vistos” se o regime a Coreia do Norte pisar a linha vermelha e ameaçar os Estados Unidos.

Logo após o aviso musculado, Pyongyang fez saber que está a estudar a hipótese de atacar o território americano de Guam, no Oceano Pacífico, onde está instalada uma base militar. Esta quarta-feira, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, pôs alguma água na fervura: "O que o Presidente está a fazer é a enviar uma mensagem forte à Coreia do Norte numa linguagem que Kim Jong-un compreenda, porque ele parece não compreender a linguagem diplomática."

Robert Kelly, professor na Universidade de Pusan, na Coreia do Sul, compara Trump e Kim a “dois arruaceiros no recreio a gritar um com o outro”.


Veja também:


“Os norte-coreanos não vão atacar unilateralmente uma base americana ou os Estados Unidos sem serem provocados, porque a retaliação americana seria esmagadora. Os norte-coreanos não são estúpidos. As suas armas nucleares são para defesa, não para ataque”, sublinha.

Seguro de vida

Kim Jong-un não quer ter o mesmo fim trágico que Saddam Hussein, do Iraque, ou Muammar Kadafi, da Líbia, e o programa nuclear é uma espécie de seguro de vida, argumenta Robert Kelly.

A escala verbal de Donald Trump também é uma forma de diferenciação em relação ao legado de Barack Obama, defende Cha Du-hyeogn, investigador do Instituto Asiático de Estudos Políticos.

“Trump provavelmente utilizou a expressão agressiva 'fogo e fúria' para defender a sua própria política externa, que tem sido criticada por muitos, e alguns pensam que a posição de Trump é semelhante à ‘estratégia de paciência’ de Obama para a Coreia do Norte”, refere Cha Du-hyeogn.

O papel da China

A guerra que dividiu a Península Coreana ao meio na zona do paralelo 38 terminou em 1953, mas nunca foi assinado um acordo a formalizar a paz entre o Norte e o Sul, e o aliado norte-americano.

Sun Zhe, investigador da Universidade de Columbia, afirma que, se os Estados Unidos passarem das palavras aos actos, a opção passará por ataques selectivos contra alvos militares e não por uma invasão terrestre e um frente a frente com o quarto maior exército do mundo.

A China, vizinha e principal aliada da Coreia do Norte, “não está preparada para ver os Estados Unidos a atravessarem o paralelo 38”, refere Sun Zhe.

“O que Pequim discute é mais uma decapitação, a destruição das instalações militares ou de mísseis, e o envio de tropas para reforçar a fronteira por causa dos refugiados e como medida de precaução para evitar uma guerra. Também irá discutir o problema com a Rússia. Ainda não estamos num ponto de não retorno”, adianta o investigador.

“Norte-coreanos não estão interessados na diplomacia”

O conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, no sábado, novas sanções contra a Coreia do Norte no valor de 2,5 mil milhões de euros, apertando ainda o garrote à economia de sobrevivência de Pyongyang.

Em declarações ao “The Guardian”, Andrew O’Neil, perito em mísseis balísticos e professor na Universidade de Griffith, constata que as sanções dos últimos anos não conseguiram travar o programa nuclear de Kim Jong-un.

E a diplomacia também não tem feito progressos. Andrei Lankov, da Universidade de Kookmin, em Seul, espera mais linguagem “colorida” de Trump e da máquina de propaganda de Pyongyang.

Coreia do Norte preparada para "guerra total"
Em Abril, a Coreia do Norte assinalou os 105 anos do fundador do país com uma parada militar. O regime disse-se preparado para a "guerra total"

“Há uma pequena probabilidade de conflito. Mas os norte-coreanos não estão interessados na diplomacia: eles querem ter a capacidade de apagar Chicago do mapa primeiro e, então, poderão estar interessados numa situação diplomática. Eles terão essa capacidade dentro de poucos anos”, adverte o também director do site NK News, especializado em temas da Coreia do Norte.

“Quando a Coreia do Norte concluir o desenvolvimento de uma força nuclear capaz de atingir os Estados Unidos, poderá então estar preparada para conversações. Os Estados Unidos devem aceitar esta opção”, defende Andrei Lankov.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Telmo
    10 ago, 2017 Toronto 00:22
    Canbada de jornaleiros ingnorancia pura
  • FRancisco Torres
    09 ago, 2017 Viana do Castelo 22:35
    Exigem que o homem resolva as cagadas deixadas pelos seus antecessores e em especial pelo Obama e mafia esquerdoide stalinista. Assim que Trump enfrenta um tresloucado que pode resultar a morte de milhões de pessoas num confronto nuclear, a mafia globalista a berrar que dois arruaceiros podem dar inicio a um conflito. Já agora quantos conflitos originou o Esquedoide Stalinista Obama????,,,Quem financiou , armou e comandou a ISIS e as Al quedas no genocídio do povo Sírio e Iraqui????
  • couto machado
    09 ago, 2017 porto 22:24
    o título deste artigo é muito infeliz...os jornalistas já não sabem como hão-de pegar no assunto...dois arruaceiros a gritar no recreio...comparar o presidente dos Estados Unidos com o ditador norte coreano, é simplesmente lamentável.
  • anonimo
    09 ago, 2017 22:07
    Coreia do Norte "versus" Estados Unidos. "Dois Países estranhos "" com "pessoas normais" (e não "lunáticos") Como pode as Nações Unidas, deixar o Mundo à mercê destes dois. Já tivemos um trágico exemplo, com o Hitler, porque não travar estes dois, antes de outra tragédia, e se a houver, se calhar não fica cá ninguém para contar.
  • Aparvalhado
    09 ago, 2017 lx 21:26
    O jornaleiro está eufórico. Consegue chamar nomes a um presidente sem ser punido pela justiça. E se fosse eu, a chamá-lo de incompetente ( ao ricardito, claro) ??!
  • joao
    09 ago, 2017 aveiro 20:57
    muito bom título para esta notícia....é inacreditável aquela posição do Trump quando se portou como um arruaceiro o outro já é doido há muito mas um presidente do USA a brincar aos meninos birrentos ao que chegou este tipo
  • iFernando
    09 ago, 2017 Porto 20:33
    Só acho estranho que um gajo ande a lançar misseis para os lados do Japão, Coreia do Sul e China, e seja considerado um problema só dos EUA. Nesta fase deveriam estar já todas as Nações livres preocupadas com este perigo. Os Coreanos são muito inteligentes....se a sul fazem os Samsungs e Kias, a norte fazem misseis que podem até ser muito bem feitos e perigosos.
  • Joe Teixeira
    09 ago, 2017 New York 20:17
    Este Coreano está mesmo a pedi-las... Que ganha ele em provocar um País que nunca lhe fez mal? Em vez de se preocupar com a sustentabilidade no planeta, os nossos recursos naturais estão a ESGOTAR, mas para ele a vida é fazer guerra... Imaginem um País qualquer a enviar misseis nucleares e estes a cairem junto de Portugal, gostariam? Pois bem, este Kim faz isso com os EUA, e que ganha ele com isto? É um tipo de 37 anos, comunista, que não pensa, tem tudo de mão beijada depois que o Pai faleceu e lhe deixou a Coreia, e como deve ser muito chato para ele lidar com tanto riqueza e ser considerado um DEUS pelos coreanos, diverte-se a tentar poluir o mundo e espalhar o caos, eu se fosse o Trump não teria tanta paciência, discordo com a noticia "dois arruaceiros" pois o unico é ele... O Trump está a ter muita paciência com este tipo
  • Liberdade
    09 ago, 2017 Porto 20:04
    Bem. Dois arruaceiros. Não concordo. 1. O lindinho passa a vida com provocações. Querem ver que agora qualquer pessoa está no direito de fazer provocações e nada se passa sem ter as respectivas respostas. Claro ainda alguém os tem no sítio para responder a esse lindinho. Aliás no mundo a única resposta tem sido da América. E os outros. Se rebentar uma guerra muitos países esquecem se que não lhes adianta olhar para o lado e meter o rabo entre as pernas. Se os testes são proibidos porque esse lindinho se acha diferente dos outros. Alguém precisa de lhe mostrar qual é o caminho. E esse caminho não é a via das provocações. Todo o planeta tem que dar um grito bem alto a esse lindinho e dizer BASTA.
  • miguel
    09 ago, 2017 coimbra 19:45
    Chamar arruaceiro ao Presidente dos EUA , só mesmo quem gente baixa, que não entende nada de nada

Destaques V+