Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“Trump está a enviar mensagem à Coreia do Norte numa linguagem que Kim Jong-un compreenda”

09 ago, 2017 - 12:57

Secretário de Estado norte-americano diz que Trump prometeu “fogo e fúria” à Coreia do Norte porque Pyongyang não compreende a linguagem diplomática.

A+ / A-
Trump: Coreia do Norte enfrentará "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se ameaçar EUA
Trump: Coreia do Norte enfrentará "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se ameaçar EUA

Veja também:


O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou esta quarta-feira que o Presidente Donald Trump tentou enviar uma mensagem forte à Coreia do Norte quando disse que aquele país enfrentaria “fogo e fúria” se continuasse a ameaçar os Estados Unidos.

Em declarações aos jornalistas antes de aterrar em Guam, uma pequena ilha dos Estados Unidos no meio do Pacífico que o regime da Coreia do Norte ameaçou atacar, Tillerson afirmou que a retórica de Pyongyang tornou-se mais agressiva com a oposição internacional ao seu programa nuclear.

“Penso por isso que o que o Presidente está a fazer é a enviar uma mensagem forte à Coreia do Norte numa linguagem que Kim Jong-un compreenda, porque ele parece não compreender a linguagem diplomática”, disse Tillerson citado pela Reuters.

Tillerson diz que não acredita que haja uma ameaça iminente da Coreia do Norte. “Penso que os americanos devem dormir bem à noite e não ter preocupações sobre esta retórica particular dos últimos dias”, afirmou.

“Penso que o Presidente estava apenas a reafirmar a capacidade dos Estados Unidos para se defenderem completamente de qualquer ataque, tal como os seus aliados, e que assim faremos”, disse.

Momentos depois dos comentários de Tillerson, Trump recorreu ao Twitter para voltar ao tema Coreia do Norte.

"A minha primeira ordem como Presidente foi renovar e modernizar o nosso arsenal nuclear. É agora muito mais forte e mais poderoso do que alguma vez foi”, disse num primeiro "tweet". E acrescentou: "Esperemos que nunca tenhamos que usar este poder, mas nunca haverá uma altura em que não sejamos a nação mais poderosa do mundo!"

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, no sábado, novas sanções contra a Coreia do Norte, que podem representar um corte de um terço de todas as exportações da Coreia do Norte, num valor de 2,5 mil milhões de euros.

Pyongyang não dá sinais de recuar nem de abdicar do seu programa de armas nucleares. Diz que as sanções são uma "violação flagrante da soberania" do país e avisa que os EUA vão "levar uma lição severa" se decidirem atacar a Coreia do Norte.

“Fogo e fúria como o mundo nunca viu”

Na terça-feira, Donald Trump afirmou que a Coreia do Norte irá enfrentar "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se voltar a ameaçar os Estados Unidos. “É melhor que a Coreia do Norte não faça mais ameaças aos Estados Unidos. Irão enfrentar fogo e fúria como o mundo nunca viu”, disse.

As declarações do Presidente norte-americano foram proferidas pouco depois de o jornal “Washington Post” ter noticiado que o regime de Pyongyang já possui uma ogiva pequena o suficiente para ser disparada por um míssil.

O secretário de Estado norte-americano tinha afirmado na segunda-feira, em Manila, nas Filipinas, que está disposto a sentar-se à mesa com o regime de Kim Jong-un.

“É uma oportunidade para a Coreia do Norte mostrar que está preparada para conversar e parar o lançamento de mísseis. Estas negociações não têm um prazo do tipo: ‘dentro de 30 dias estaremos prontos a falar’. Não é assim tão simples. Tem tudo a ver com a forma como a Coreia do Norte vai abordar o diálogo”, afirmou Rex Tillerson.

Coreia do Norte ameaça Guam

Depois das palavras duras de Trump, a Coreia do Norte anunciou que está a “examinar cuidadosamente” um plano de ataque com mísseis contra Guam.

Um porta-voz do Exército da Coreia do Norte afirma, em comunicado divulgado pela agência de notícias estatal, que o plano de ataque poderá ser posto em prática “em qualquer momento”, assim que o líder Kim Jong-un tomar a decisão.

Noutro comunicado de outro porta-voz militar, Pyongyang também avisa que pode realizar uma operação preventiva se os EUA mostrarem sinais de provocação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    09 ago, 2017 Lisboa 17:38
    Mas quem é que vai enviar bombas atómicas...ninguém vai arriscar...o...então se é para destruir...bora lá...deixem de ver tanta televisão...ninguém vai pulverizar ninguém...
  • silva ribeiro
    09 ago, 2017 guimaraes 16:21
    para o gordito falar assim é porque tem as costas seguras com a China e a Russia pois nenhum deles quer anexação da coreia pela do Sul isso seria ter os E U encostados ás fronteiras o que para eles é inconcebível acontecer
  • Joao Pestana
    09 ago, 2017 Agueda 14:26
    LoL! Parecem duas velhas alcoviteiras. Todo o mundo sabe que a CN não se arriscará a disparar contra os interesses dos USA se o fizessem eram pulverizados do mapa em menos de 24 horas. Fazem-me lembrar aqueles cães de raça pequena que se fartam de ladrar para os grande que de uma só dentada lhes acaba com a sarna.
  • Marocas deficiente
    09 ago, 2017 lx 13:53
    Ali o Mario do andar de baixo tem os neurónios desligados. Não anda a par do que o congénere da Coreia do Norte desde sempre anda a apregoar... Nada que não tenha ouvido já pela enésima vez. Diz mal do Ocidente e se calhar até tem família emigrada na América...! Doentes da cabeça como ele têm um lugar : manicómio.
  • AM
    09 ago, 2017 Lisboa 13:52
    Com a Bomba atómica, a linguagem foi a mesma. Os Japoneses não acreditaram nos ensaios e nos avisos. E as espadas de samurais continuavam a degolar prisioneiros de guerra. Menina, não é conversa, é história batida.
  • Zeca Marinha
    09 ago, 2017 Lagos 13:48
    Está na hora de meter ordem nesse fedelho e o Trump é o homem certo para a tarefa.
  • Zeca Marinha
    09 ago, 2017 Lagos 13:48
    Está na hora de meter ordem nesse fedelho e o Trump é o homem certo para a tarefa.
  • António
    09 ago, 2017 Norte 13:41
    Cão que ladra não morde, será?
  • Mario
    09 ago, 2017 Portugal 13:26
    Desculpas a meu ver e essa a linguagem dos EUA.

Destaques V+