Tempo
|
A+ / A-

​Crónica

Há 48 anos, em dez minutos, fez-se a mítica foto dos Beatles em Abbey Road

08 ago, 2017 - 19:58 • António Jorge, coordenador musical da Renascença.

É infinito o número de teorias à volta da icónica foto dos quatro Beatles numa passadeira.

A+ / A-

Bastou uma curta sessão de pouco mais de dez minutos para fazer aquela que viria a ser uma das mais icónicas fotos da cultura pop do século XX. “Abbey Road”, o 11º álbum da banda, foi gravado em Londres, na rua com o mesmo nome, onde se situam os famosos estúdios de onde saíram alguns dos melhores discos dos últimos 50 anos.

Na manhã de 8 de Agosto de 1969, George Martin (o suspeito do costume) desafiou os quatro de Liverpool a saírem do estúdio para atravessarem juntos a passadeira de Abbey Road. Meia dúzia de fotos depois, o mais popular Beatle, sem o ser, comunicou à banda que estava encontrada a capa de “Abbey Road” – um dos melhores discos dos Beatles e o último que a banda gravou.

A mítica foto de Iain MacMillan foi feita a 8 de Agosto de 1969 e sobre ela já de disse e escreveu quase tudo – desde o revelador passo desalinhado de Paul McCartney, passando pelas respectivas roupas de cada um dos quatro músicos, que sugeriam estados de espírito antagonistas, até ao turista norte-americano (afinal, nada acidental) que também por ali aparece.

Com mais ou menos veracidade, é infinito o número de teorias da conspiração ou da imaginação à volta da icónica foto. Uma coisa é verdade: a sessão fotográfica de Abbey Road, foi feita a 8 de Agosto de 1969, já lá vão 48 anos. O resto é história e música da boa.

[artigo corrigido - foto foi tirada há 48 anos e não 45]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ginbrinhas
    09 ago, 2017 Vieira sur mer 00:32
    Esta foto é a da segunda travessia da passadeira. A original no álbum é no outro sentido. Por acaso estou a completar um óleo cujo tema é precisamente essa foto.
  • 08 ago, 2017 Seixal 23:45
    Querem ver que a notícia é de 2014?
  • manuela
    08 ago, 2017 amarante 22:24
    45 anos Sr. Jornalista ? Pelas minhas contas são 48 anos...
  • Vitor
    08 ago, 2017 Maia 22:14
    Não podia perder a curiosidade e fui ver como está actualmente. Aquele local não mudou muito. Para os aficionados dos Beatles, basta clicar em 'http://www.instantstreetview.com' e na janela do canto superior esquerdo, escrever 'Abbey Road Zebra Crossing, London'. Se percorrerem uns metros à frente encontram os estúdios aqui referidos - na foto é aquele muro branco, logo a seguir ao VW. Está carregadinho de inscrições.
  • Maria
    08 ago, 2017 Porto 21:19
    Assim é!
  • Costa
    08 ago, 2017 Faro 21:15
    Que raio, mas são 45 ou 48? E eles não atravessaram da esquerda para a direita?
  • lino
    08 ago, 2017 21:14
    Pois... eu também não me importava de ter menos 3 anos :) Já lá vão... 48 anos!

Destaques V+