Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fenprof exige pagamento de ordenados em atraso nas actividades extracurriculares

07 ago, 2017 - 19:41

"Há milhares de docentes que, após Maio, deixaram de receber salário, apesar de nunca terem abandonado a sua actividade", afirmam os sindicatos.

A+ / A-

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) exige ao Ministério da Educação (ME) "o imediato desbloqueamento" dos pagamentos dos ordenados em atraso dos professores afectos às actividades de enriquecimento curricular (AEC), em falta há três meses.

"O Ministério deixou de transferir, para as entidades promotoras de AEC, as verbas indispensáveis para garantir o pagamento dos parcos salários devidos aos docentes que, de forma absolutamente precária, exercem actividade naquele âmbito. Por essa razão, há milhares de docentes que, após Maio, deixaram de receber salário, apesar de nunca terem abandonado a sua actividade e de, como qualquer outro cidadão, terem deveres que só conseguem satisfazer com aquela remuneração", lê-se num comunicado da Fenprof, divulgado esta segunda-feira.

A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) denunciou no final de Julho os atrasos dos pagamentos da última parcela devida pelos serviços do ME às entidades promotoras de AEC, maioritariamente associações de pais, que garantem um conjunto de actividades extracurriculares aos alunos do 1.º ciclo de escolaridade.

Segundo a CNIPE os valores em falta ascendem a milhares de euros.

Questionado pela Lusa na altura, o ME disse apenas que os pagamentos seriam "cumpridos muito brevemente, estando apenas pendentes de um procedimento administrativo", escusando-se a precisar o número de entidades com verbas em atraso ou montante global em dívida.

Hoje, em comunicado, a Fenprof afirma que os pagamentos dos ordenados dos docentes das AEC continuam em atraso, e exige uma resposta imediata da tutela.

"A Fenprof exige do ME o imediato desbloqueamento da situação, pagando às entidades promotoras a verba prevista e garantindo, dessa forma, a satisfação das suas obrigações perante aqueles que para si exercem actividade. Naturalmente que aos professores afectados deveria dirigir um pedido de desculpa", refere a federação sindical.

Os sindicatos acusam os serviços do ME de demonstraram "uma completa insensibilidade perante o drama que está a ser vivido por aqueles docentes".

A Lusa voltou hoje a questionar o ME sobre o assunto e aguarda uma resposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+