Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD chama ministra da Justiça ao Parlamento devido a falhas nas prisões

07 ago, 2017 - 18:45

O partido quer também ouvir o director-geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata, por causa de um relatório que dá conta de falhas graves na segurança das prisões.

A+ / A-

O PSD decidiu chamar a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, ao Parlamento por causa das prisões.

O partido quer também ouvir o director-geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata, por causa de um relatório que dá conta de falhas graves na segurança das prisões.

O relatório, feito a pedido dos próprios serviços prisionais e divulgado no fim-de-semana pelo semanário "Expresso", dá conta do envolvimento dos funcionários nessas falhas de segurança.

Os sociais-democratas consideram que essas conclusões contrariam o que tem sido dito pela ministra da Justiça.

Por isso, pedem que o relatório seja entregue à Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, onde também pedem que Francisca Van Dunem seja ouvida, assim como o director-geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata.

Em declarações à Renascença, o deputado do PSD Carlos Abreu Amorim diz que o documento vem confirmar as denúncias do seu partido e critica o director-geral dos Serviços Prisionais por ter mostrado surpresa com as conclusões.

“Nós não acreditamos que o senhor doutor Celso Manata não tivesse conhecimento de que tinham sido abertos diversos processos disciplinares a guardas prisionais e que as quebras de segurança se tinham tornado nos últimos meses uma quase banalidade”, afirma Carlos Abreu Amorim.

O parlamentar diz que, depois de ser inquirido pelo PSD, o executivo negou falhas nas cadeias, “mas agora um relatório do próprio Governo vem confirmar essa degradação das regras de segurança e de fiscalização das entradas nas prisões e da segurança geral nos estabelecimentos prisionais portugueses”.

O pedido do PSD só será apreciado em Setembro quando os deputados voltarem de férias.

O serviço de auditoria e inspecção da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais elaborou um relatório que aponta “para uma intolerável falta de controlo na entrada de funcionários das prisões”.

No relatório pode ler-se que para os visitantes, as normas são genericamente cumpridas, mas quando se trata de trabalhadores (civis ou membros do corpo da guarda prisional) “existe uma intolerável flexibilização de tais procedimentos, não se procedendo à verificação minuciosa dos pertences que cada trabalhador carrega””.

A situação é descrita como ocorrendo em todas as cadeias e sobretudo no fim-de-semana e no período da noite.

Segundo o semanário Expresso, que avança com os dados deste relatório, a falta de controlo estará a abrir caminho ao tráfico ilícito de droga.

[notícia actualizada às 23h06]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio silva
    08 ago, 2017 lisboa 19:31
    algum dos senhores ou senhoras que fizeram aqui comentários, sabe a funcionalidade de uma cadeia, ou estabelecimento prisional para ser mais bonito ? Pois bem me parecia, fiquem vocês a saber que as primeiras pessoas que não cumprem as normas de segurança são normalmente as pessoas que estão no topo da pirâmide hierárquica e do governo, e durante o dia meus amigos, não é durante a noite e fim de semana, porque aí quando são precisos eles não estão lá, estão em suas casas no conforto do lar e os outros que resolvam, estão preocupados em saber (PSD) quem está a falhar para pedir a cabeça de alguém, mas não se esqueçam que foram os primeiros a falhar quando no tempo de primeiro ministro do doutor (que tem nome de peça de caça) foi assinado um acordo com o sindicato dos guardas prisionais, sobre progressões e promoções, era ministra da justiça a doutora (uma loira que era advogada) e até hoje ainda nada disso foi avante, porque não se preocupa o PSD e o Diretor geral dos serviços prisionais com isto? Porque está preocupado com segurança quando são precisos azuis na "zona" (dito por alguns guardas amigos) e eles são colocados em sectores oficinais porque é o que dá lucro ? Muito mais haveria para dizer, é certo que há sempre maças podres nas corporações, mas por respeito aos grandes profissionais que estão a trabalhar dignamente e que respeitam com todo o orgulho a farda que vestem não o digo, quem falha que seja punido, quanto aos presos não são nenhuns meninos de coro, não pense
  • rosinda
    08 ago, 2017 palmela 01:49
    Quem devia chamar a ministra justiça ao parlamento era o ps! Porque a justiça neste pais nao anda nem desanda!
  • Para refletir...
    07 ago, 2017 Almada 23:23
    Como há muito ruído as pessoas não pensam, convido as pessoas a pensaram na má qualidade da democracia. Quando é que a Justiça é chamada ao Parlamento para explicar certos casos, como contradições entre Tribunais? Pois deve haver transparência e o povo tem o direito de saber o que se passa em todos os poderes e não apenas em alguns. Ver mais aqui: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-10-25-Portugueses-confiam-muito-pouco-na-justica. Embora os Portugueses confiem muito pouco na justiça, não vi ninguém fazer nada para alterar isto, parece que é proibido fazer algo!
  • Joaquim Martins Augu
    07 ago, 2017 Alges 22:10
    E o PSD não viesse chamar um Ministro ao Parlamento. Agora ê por causa da insegurança nas prisões. Como este problema já não existisse no desgoverno deles. Como não tem propostas credíveis para apresentar vão entretendo o povo com disparates.
  • Filipe
    07 ago, 2017 évora 22:07
    Qual falhas de segurança qual quê ? Atiram estas palavras ao comum do povo para encobrirem atos terroristas sobre a dignidade humano na pessoa dos presos . Encobrem a todo o custo o que a Amnistia Internacional escreve todos os anos sobre a conduta maquiavélica Nazi existente em detrimento dos presos e meus amigos , em muitas prisões Portuguesas os "coitados" por vezes desamparados e mal auxiliados por advocacia oficiosa deficiente , já sofreram mais na pelo que os próprios sobreviventes dos campos de concentração Nazis , uma vergonha Mundial encoberta ! Gente covarde que procurou um ordenado ao fim do mês e não a profissão de guarda prisional !
  • antonio
    07 ago, 2017 lisboa 21:31
    Não vale a pena , apesar de se saber que as prisões são um paraiso para as mafias. Neste caso e noutros a culpa é sempre do Governo anterior ou neste caso concreto, pode ser do MPLA.....
  • jorge
    07 ago, 2017 cuba 20:40
    Como os outros ministros, vai dizer que a culpa é do anterior governo. E já vão em dois anos a governação.
  • 07 ago, 2017 aldeia 20:28
    Este "psdzinho"sempre no seumelhor!......nada tem a apresentar a bem do país e deste povo sofrido .
  • Lá vão eles!
    07 ago, 2017 port 19:58
    Os PSDs sempre na onda do Expresso!...Cavalgam tudo e mais alguma coisa que lhes dê possibilidade de fazerem ruído!...
  • barsanulfo
    07 ago, 2017 alcains 19:58
    O Huguinho, chefe da bancada Para-Lamentar do (ex) PSD, é um tipo muito determinado! A seguir irá chamar o ministro da agricultura a exigir que o governo mande chover nos próximos dias! HÉeeeee valentes!

Destaques V+