Tempo
|
A+ / A-

Museu do Oriente volta a receber filmes de animação japoneses

07 ago, 2017 - 07:37

Ciclo "Arquitectos do Imaginário" traz filmes dos estúdios Ghibli. A entrada é gratuita.

A+ / A-

O Museu do Oriente, em Lisboa, vai receber aos domingos, até 26 de Agosto, um ciclo de exibição de filmes de animação japonesa dos estúdios Ghibli, com entrada gratuita.

"Arquitectos do Imaginário" é o título deste ciclo, já na sua terceira edição, reunindo quatro filmes: "Nausicaä do vale do vento", de Hayao Miyazaki, "Contos de Terramar", de Goro Miyazaki, "O Castelo Andante", de Hayao Miyazaki e "O Mundo Secreto de Arriety", de Hiromasa Yonebayashi.

Fundado em 1985 pelos criadores japoneses Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, o Studio Ghibli tem vindo a criar filmes de animação com universos de fantasia poética, atenção ao detalhe e uma imagética que combina realidade e imaginação.

Quase todos os filmes ali criados foram dirigidos por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, enquanto Toshio Suzuki, por sua vez, é o produtor da maioria destes filmes.

"A viagem de Chihiro" (2001), de Hayao Miyazaki, venceu o Óscar de Melhor Filme de Animação em 2003.

Os estúdios inauguraram ainda o Museu Ghibli, dedicado às obras do estúdio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+