Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela. Marcelo compreende discrição do Governo

05 ago, 2017 - 19:36

Chefe de Estado voltou a criticar a constituição da Assembleia Constituinte em Caracas.

A+ / A-

O Presidente da República diz compreender que "certas realidades" sobre a actual situação da comunidade portuguesa na Venezuela sejam tratadas pelo Governo com discrição.

"O bom senso aponta para que haja matéria que o Governo trata, mas não divulga na praça pública", afirmou o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, aos jornalistas, durante uma visita ao concelho de Góis, no distrito de Coimbra.

Segundo o Presidente da República, "há certas realidades que devem ser mantidas discretas".

Marcelo Rebelo de Sousa voltou ainda a criticar a criação de uma Assembleia Constituinte na Venezuela, por iniciativa do Presidente Nicolás Maduro, considerando que o novo órgão de soberania venezuelano "não parece um passo positivo" para "a estabilização política" deste país da América do Sul.

A Assembleia Constituinte traduz "um poder paralelo", afirmou, sublinhado que "qualquer pessoa de bom senso percebe que não contribui para um Estado de direito democrático".

A Venezuela atravessa uma grave crise política, com manifestações quase diárias contra o Presidente Maduro e que em quatro meses provocaram 120 mortos.

No domingo passado, a eleição de uma Assembleia Constituinte considerada ilegítima pela oposição ficou assinalada por actos de violência que provocaram dez mortos.

Se está na Venezuela e for seguro para si, conte-nos como está a viver estes acontecimentos. Pode enviar e-mail para video@rr.pt ou deixar mensagem privada através do Facebook da Renascença.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Silva
    06 ago, 2017 Khonkean 01:30
    Eles - os socialistas - nao divulgam porque sao farinha do mesmo saco. Eh inegavel !!!
  • Os PSDs e CDSs
    06 ago, 2017 Lis 01:11
    Partidos do contra até disto se aproveitam para tentarem desestabilizarem políticamente o país e o governo. Esta oposição é nojenta!
  • Carlos Sobreiro
    05 ago, 2017 Lisboa 23:51
    Como é triste ter um PR que diz o que não tem direito de dizer.A Espanha tem uma comunidade quantas vezes maior e isso não a inibe de dizer o que pensa e aplica sanções.E há outros Países com comunidades maiores que a nossa.O PR anda num jogo de cintura não para acautelar os luso descendentes ou mesmo os Portugueses lá residentes.O que preocupa o PR é o sistema interno.Ele não. quer destabilização na geringonça e continuar a proteger o PS e Costa à frente da governação.Ele PR preocupa-se mais com o derrube do Presidente do PSD.Para ter esta certeza é só estar atento o que dizem os homens de direita do PR no conselho de estado.Dizem maravilhas de Costa e governo e quando falam da oposição é para trucidar o Presidente do PSD.Já começa a ser patológico tal procedimento.E toda a gente sabe que Marcelo não suporta o actual Presidente do PSD.Era bom que o PR se dedicasse mais a controlar a governação e agora a dizer ao PC que em Portugal só há lugar para partidos democráticos como manda a Constituição.Se o PR invoca a Constituição só para defender aquilo que lhe convêm, isso é duvidoso em democracia e deixa a PR num limbo entre democracia e procedimentos não democráticos.Espero que o PR não pense que todos os Portugueses são iguais e sabem bem distinguido o bem e o mal que afecta a democracia.
  • Miguel Botelho
    05 ago, 2017 Lisboa 23:06
    A partir de hoje, já não há nada a fazer pela Venezuela. O plano de caos que levaria a uma intervenção armada neste país foi derrotado pelo povo e o governo que o representa. Que mais mentiras existem para dizer? Que mais comentários anti-comunistas primários a Renascença tem para dispor? Através desta campanha que se desenrolou, aqueles que tiveram atentos perceberam que a Renascença e a RTP defendem uma comunicação social parcial. Tal como antes do 25 de Abril de 1974, as vozes alternativas foram cortadas. Deixaram apenas a sua versão ser transmitida. Este é o mal que existe em Portugal. Hoje, em matéria de comunicação estamos iguais ao que fomos nos tempos mais obscuros do salazarismo. Esta é a nossa vergonha e miséria. A única solução é fundar uma voz alternativa e tentar ganhar espaço, com uma geração menos medrosa e mais combativa.
  • MC
    05 ago, 2017 Lousada 21:05
    Marcelo esteve BEM, governo é de COBARDOLAS.

Destaques V+