Tempo
|
A+ / A-

Alerta sobre ovos contaminados não abrange Portugal

03 ago, 2017 - 18:07

O alerta foi lançado pela Holanda, por suspeita de contaminação de ovos com um pesticida tóxico.

A+ / A-

Portugal não está abrangido pelo alerta que a Holanda lançou, esta semana, à União Europeia sobre ovos contaminados. A garantia foi dada pela ASAE em declarações à Renascença.

O organismo holandês responsável pela segurança alimentar (NVWA) emitiu um aviso sobre a suspeita de contaminação de ovos produzidos por explorações avícolas do país e exportados para o mercado europeu.

Em causa está a utilização de Fipronil, um pesticida considerado tóxico para os humanos.

Até ao momento, Portugal não recebeu “nenhum alerta”, revelou a ASAE à Renascença.

Existe no espaço comunitário um sistema de aviso “conjugado e concertado entre os diversos estados europeus para serem retirados os produtos que apontem alguma perigosidade no âmbito da segurança alimentar”, explica a autoridade para a segurança alimentar.

“E não recebemos qualquer indicação da parte de qualquer país membro nessa matéria”, acrescenta.

Uma fonte da Associação Nacional dos Avicultores Produtores de Ovos assegura que Portugal só importa ovos em casos muito pontuais e, quando o faz, vêm essencialmente de Espanha.

As autoridades da União Europeia estão a acompanhar o caso. A porta-voz da Comissão Europeia, Anna-Kaisa Itkonen, já anunciou que “os ovos contaminados foram localizados e retirados do mercado, a situação está sob controlo”.

Os ovos holandeses são vendidos em vários países do mercado europeu, sobretudo na Alemanha e na Bélgica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • melough
    05 set, 2017 Faro 13:07
    Sim ou Não ? Se um particular comprou para vender em Portugal.... Como é? Que raio de notícia, ficamos na mesma.

Destaques V+