Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“A mãe já vai” foi à Caparica e viu a avioneta aterrar de emergência em “10 segundos"

03 ago, 2017 - 13:03

Autora do blogue estava na praia no momento do acidente que matou um homem e uma criança na Costa de Caparica e descreveu o momento.

A+ / A-

Maria Ana Ferro é a autora do blogue “A mãe já vai”, dedicado a assuntos relacionados com a maternidade. Na quarta-feira à tarde, decidiu ir à praia de São João da Caparica com os três filhos. “Um dia que prometia o do costume”.

Mas o incidente da aterragem de emergência de uma aeronave mudou os planos. “Estou de pé a olhar para eles e do nada surge uma aeronave a um metro do chão. Põe as rodas na areia, levanta as rodas volta a pôr. Aterra. Desliza. 10 segundos”.

A partir daí, Maria Ana Ferro descreve momentos de grande aflição. “Corri. Aos gritos. Descontrolada. Fora do meu corpo. Os meus filhos! Os meus filhos! Não vejo os meus filhos!”

Assim que os encontrou, arrastou-os para local seguro. Pelo caminho, reparou no homem “deitado sem se mexer. Morto”. E, “30 metros depois, uma criança”.

Maria Ana Ferro não tem dúvidas: o que viveu mudou a sua vida. Agradece o milagre – “não consigo falar em sorte” – e lamenta que “ao homem de 57 anos e à menina de 8 anos” tenha acontecido “a maior e mais parva tristeza da vida”.

O acidente com a aeronave aconteceu no dia 2 à tarde, depois de o piloto ter reportado uma avaria. Fez dois mortos e um ferido.

O voo era de treino e os dois tripulantes estão a ser ouvidos esta quinta-feira de manhã no Ministério Público. Por apurar estão as razões que levaram o piloto a decidir aterrar num areal onde estavam centenas de pessoas.

Queda de aeronave na Caparica. “Houve um estrondo enorme e ouvi crianças a gritar”
Queda de aeronave na Caparica. “Houve um estrondo enorme e ouvi crianças a gritar”

A Procuradoria-Geral da República já confirmou a instauração de um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente e vai decorrer, em simultâneo o processo de averiguação técnica, levado a cabo pelo Gabinete de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

A aeronave (Cessna 152) foi alugada à Aerocondor e partiu do aeródromo de Cascais com destino a Évora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+