Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Queda de aeronave. Atleta do Benfica ajuda a impedir "fúria" sobre tripulantes

03 ago, 2017 - 08:19

“A solução não era bater, era manter a calma e esperar pelas autoridades”, relata o basquetebolista. A aterragem de uma aeronave na Costa de Caparica causou dois mortos, entre eles uma criança de oito anos.

A+ / A-

Veja também:


O basquetebolista do Benfica Nicolas dos Santos estava no local do acidente com a aeronave na praia de São João da Caparica, na quarta-feira à tarde, tendo ajudado à protecção dos tripulantes "da fúria dos presentes".

“Corri para ajudar o nadador salvador, pois havia cada vez mais pessoas a chegar à praia e queriam bater no piloto da avioneta e no tripulante, também eles cheios de medo", relatou o jogador, citado na página do clube na internet.

"Eu meti-me no meio para tentar evitar que acontecesse outra tragédia. Quis ajudar. A solução não era bater, era manter a calma e esperar que as autoridades, a polícia e a ajuda médica de emergência chegassem. Manter a calma era o mais importante no momento", sublinhou o basquetebolista.

Na quarta-feira, uma aeronave Cessna 152 aterrou de emergência na praia de São João da Caparica, em Almada. O incidente provocou a morte a uma criança de oito anos e a um homem de 56.

"A minha mulher correu para junto da criança e não conseguia parar de chorar, porque assistiu a tudo e à aflição da mãe abraçada à filha. Foi horrível”, conta Nicolas.

A aeronave realizava um voo de instrução que saiu de Cascais e tinha como destino Évora. Durante o voo, contactou a torre de controlo para reportar uma emergência e a aterragem na praia.

"Estava na praia com a minha mulher e vimos a avioneta a voar de forma estranha, muito baixa, como se estivesse prestes a cair. E vimos mesmo a avioneta a cair na praia e a embater no homem e na menina. Foi muito complicado, viveram-se momentos de muito medo e aflição", relatou o jogador.

Nicolas dos Santos recordou que "as pessoas começaram a correr em pânico, a fugir; vimos vários pais a correr com os filhos. Foi horrível", repetiu.

Os dois tripulantes da avioneta já foram interrogados pela Polícia Marítima e ficaram com termo de identidade e residência. São ouvidos esta quinta-feira pelo Ministério Público.

Queda de aeronave na Caparica. “Houve um estrondo enorme e ouvi crianças a gritar”
Queda de aeronave na Caparica. “Houve um estrondo enorme e ouvi crianças a gritar”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José
    06 ago, 2017 lousada 23:14
    Sr. Atleta, esteve muito bem. gostava que assim estivesse se a menina de oito anos fosse sua filha?
  • ora pois!
    03 ago, 2017 de qualquer lado 16:23
    Onde está o civismo quando alguém entra numa praia cheia de gente e mata um homem e uma criança? Não foi porque quis, mas se tinha outra opção e escolheu esta para matar gente inocente que se encontrava no local certo, foi um ato cobarde e egoísta. Quer dizer, se fosse num campo de futebol era a mesma coisa. Espero que sejam apuradas todas as responsabilidades e se venha a aplicar a justiça, se bem que neste país a justiça está pior do que nunca. E não venham com esta se o piloto se fosse o seu filho.
  • Antonio
    03 ago, 2017 Porti 15:24
    Ainda falam de civismo e empatia quando ceifam a vida a uma criança de 8 anos?? Proteger este senhor que não é mais do que um criminoso?? Acidentes acontecem agora decidir que vai pousar a aeronave numa praia com centenas de pessoas só para se proteger... quando podia ter tentado o mar (amaranhagem)... isso sim seria herói, mas quando se é cobarde e criminoso decide o mais fácil. Volto ao inicio, so quem não tem filhos pode fazer comentários destes, esses senhores deviam ser colocados na cadeia por mts anos. E depois de ouvir a gravação do piloto para a torre ainda mais revolta dá, a única preocupação era se a tripulação estava bem, mesmo depois de dizerem que havia feridos na praia. Cambada de imbecis.
  • emanuel
    03 ago, 2017 lisboa 14:31
    a minha praia de eleição, onde tenho por habito de passar muitos fins de semana, ainda ontem nesse dia fatidico a minha mulher e os meus dois filhos eram para lá estar , graças a deus que optaram pela piscina.... Nem consigo imaginar a dor daquelas familias e é garantido que ficaram marcadas para sempre é neles que penso pois os pilotos daqui a um mês e depois das investigações virem dizer que foi avaria esses vão continuar a vidinha tranquilos depois de matarem 2 pessoas... Quis deus que eu estivesse a trabalhar pois se lá estivesse era mais do que garantido que não era o basquetbolista que iria segurar a minha raiva, garantidamente que o nº de mortos iria aumentar e eu estragar a minha vida... pois não tolero quem fasa mal a crianças......
  • Alberto Sousa
    03 ago, 2017 MONTIJO 12:34
    Não venho por lenha na fogueira, nem condenar os pilotos, pois não sou juiz de ninguém, venho lamentar a morte inglória de uma criança e de um homem que poderiam estar vivos. Existe já maneira de minimizar acidentes como este. Não existe é vontade política, de implementar leis que obriguem ao uso do sistema que lhes mostro no video. Todas as leis que se fazem, só têm uma motivação. Irnos ás algibeiras. Vejam o video e compreenderão. https://newsavia.com/mais-3-vidas-salvas-pelo-sistema-balistico-de-para-quedas-com-video/
  • Teresa
    03 ago, 2017 Lisboa 09:45
    Obrigada ao Atleta! Bem Haja a quem cria e educa para o Civismo e Empatia

Destaques V+