Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pais no bloco operatório a acompanhar os filhos? Sim, vai ser possível

02 ago, 2017 - 08:06

Hospitais têm que criar condições, até ao final do ano, para que o direito ao acompanhamento seja possível.

A+ / A-

Os pais vão poder passar a acompanhar os filhos durante uma anestesia no bloco operatório, mas será sempre necessária a autorização dos médicos responsáveis pela cirurgia.

Um despacho a instituir esse direito deve ser publicado em “Diário da República”, esta quarta-feira, segundo avança a notícia do jornal "Público". Assim, até ao final do ano, os hospitais têm que criar condições para que o direito ao acompanhamento seja possível.

O objectivo da medida é diminuir a ansiedade das crianças no momento da anestesia e na fase do recobro. “A ansiedade da criança ou do jovem e da família tende a diminuir quando existe suporte emocional”, justifica o secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

O direito ao acompanhamento abrange ainda adultos com deficiência ou sem situação de dependência.

Escreve o jornal que estão previstas algumas restrições. “Factores como patologia grave da criança ou do jovem ou outros que desaconselhem a presença no bloco” devem ser transmitidos antes da cirurgia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    02 ago, 2017 Lisboa 10:51
    Será uma medida adequada para os Pais poderem bater nos médicos quando estes estiverem a magoar a criancinha . Tal como agora está em voga os Pais baterem nos professores ou mesmo os alunos. Grandes medidas de um País cheio de idiotas e em que o País está desgovernado e ocupado por estrangeiros desde o 25 de Abril.
  • Alberto
    02 ago, 2017 Funchal 10:07
    Porque não acompanhar nas Aulas, nos Tribunais, nas Cadeias, etc? E a ansiedade durante a estadia nas Discotecas, nos Hoteis, etc! Tenham tento ao querer tanto agradar par obter Votos!
  • joao
    02 ago, 2017 Lisboa 10:06
    O Direito de Acompanhar devia estender-se a filhos a acompanhar os pais e também a alguns familiares acompanharem os seus!
  • joao
    02 ago, 2017 Lisboa 10:06
    O Direito de Acompanhar devia estender-se a filhos a acompanhar os pais e também a alguns familiares acompanharem os seus!
  • José Silva
    02 ago, 2017 Carcavelos 10:02
    Duvido que a OM, deixe que esta medida avance, E já se sabe que quem manda na saúde é a OM e não o governo
  • José Silva
    02 ago, 2017 Carcavelos 10:01
    Duvido que a OM, deixe que esta medida avance, E já se sabe que quem manda na saúde é a OM e não o governo
  • Macela
    02 ago, 2017 Porto 09:06
    Tenho muitas reservas acerca da bondade desta medida. Para começar há muitos pais mais ansiosos que as próprias crianças .Estas quando são levadas para o bloco, a maior parte da das vezes já vão propositadamente "calminhas"; depois o efeito da anestesia é praticamente instantâneo. Não sei se isto inclui presenciar o próprio acto cirúrgico, aí, se calhar vai ser preciso ter uma equipa de prevenção para acudir às reacções imprevistas que podem surgir ao presenciar todo o aparato que o envolve. Aliás o texto diz que os hospitais têm de criar condições, etc. quer dizer mais meios materiais e humanos...Mais uma dor de cabeça para os já depauperados serviços.

Destaques V+