Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo. Portugueses na Venezuela têm sido “exemplares"

31 jul, 2017 - 21:56

Chefe de Estado lembra que “o passo dado ontem [acto eleitoral] acabou por não facilitar o caminho que tem de ser de concórdia.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que os portugueses na Venezuela têm sido exemplares na sua conduta cívica, mesmo quando o ambiente os podia afastar dessa serenidade.

"Os portugueses na Venezuela tem sido exemplares na sua conduta cívica, na sua vida serena, mesmo quando o ambiente os podia afastar dessa serenidade", declarou.

O chefe de Estado falava em Idanha-a-Nova, no Monte Trigo, durante uma visita que fez ao 23.º acampamento nacional de escuteiros (Acanac), onde foi recebido em euforia pelos milhares de jovens que ali estão.

Marcelo Rebelo de Sousa explicou aos jornalistas que o Governo definiu uma posição em relação à Venezuela que é também a posição da União Europeia (UE), "que está muito preocupada, nomeadamente, com os acontecimentos de domingo, apresentando os pêsames aos familiares das vítimas".

Recordou que o Governo emitiu um comunicado, onde demonstra a sua preocupação e que conclui, "dizendo que o passo dado ontem acabou por não facilitar o caminho que tem de ser de concórdia, um caminho de acordo, de entendimento e com um calendário eleitoral claro".

O Presidente deixou uma mensagem que tem sido também a do governo português, "que é de acompanhamento, solidariedade, apoio e compreensão".

Mais de cem pessoas foram mortas nos protestos antigovernamentais que têm agitado a Venezuela desde o passado dia 1 de Abril.

Se está na Venezuela e for seguro para si, conte-nos como está a viver estes acontecimentos. Pode enviar e-mail para video@rr.pt ou deixar mensagem privada através do Facebook da Renascença.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Emilia Sampaio
    01 ago, 2017 Lisboa 11:43
    Senhor Presidente corremos perigo com este PC que cá tem uma filial.O Sr.PR é a garantia da liberdade e democracia,assim diz a Constituição. Como pode conviver com um partido assim.E mais como incluir este partido ou seu representante no Conselho de Estado, seu órgão de consulta.Isto não vai contra a Constituição? Espero que tome as devidas providências para colocar esta gente nos devidos lugares.Viveu o 25 de Nov75 como eu,é uma pessoa bem informada e sabe o que se passou.Por isso este partido não mudou nada.Prova esta questão da Venezuela e há algum tempo o apoio à Coreia do Norte.Que vai fazer com um partido com esta matriz num País onde a democracia está bem explicita na Constituição.Não queira correr o risco de Nov75, por isso tome em atenção esta gente que gravita à volta deste Partido Comunista não Português.
  • Marco Visan
    01 ago, 2017 Lisboa 07:56
    A Rosa Pereira é «português»? Ou é portuguesa? Pode escolher uma das alternativas. Aquilo que não tem o direito de fazer nestes comentários é confundir os leitores.
  • Rosa Pereira
    31 jul, 2017 Braga 23:06
    É verdade.Mas temos em Portugal um Partido Comunista que é a vergonha do nosso País.Ao apoiar este ditador sanguinário que mata,tortura e obriga um povo à fome porque já não tem condições para importar alimentos.Eu como Português e democrata sinto vergonha deste partido comunista que tem uma sede em Portugal.Mas não lhe chame Português.

Destaques V+