Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela. PCP saúda "acto de afirmação democrática"

31 jul, 2017 - 20:30

Comunistas portugueses consideram que a participação de mais de oito milhões de pessoas é "uma importantíssima mensagem colectiva de defesa da paz, da democracia".

A+ / A-

O PCP saudou o "acto de afirmação democrática" da Venezuela nas eleições de domingo para a assembleia constituinte e exigiu que o Governo português tenha uma "atitude de respeito pela soberania" do país.

A participação de mais de oito milhões de pessoas, de 41% dos eleitores num país sem o voto obrigatório é "uma importantíssima mensagem colectiva de defesa da paz, da democracia" e critica o "ataque ao povo" venezuelano pelos Estados Unidos e União Europeia, segundo um comunicado do PCP divulgado esta segunda-feira.

Os comunistas portugueses, que têm apoiado o Governo de Nicolás Maduro, concluem que é "ao povo venezuelano que cabe decidir do seu próprio futuro e da forma de organização do Estado".

A "defesa dos interesses e a segurança da comunidade portuguesa residente na Venezuela implicam a condenação das acções desestabilizadoras, terroristas e golpistas" e é uma "atitude de respeito pela soberania" do país que "se exige por parte do povo português".

Hoje, passadas algumas horas sobre os resultados das eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, o Governo português fez um novo alerta para a gravidade da situação na Venezuela.

"O Governo reitera que a gravidade da crise económica e social que atinge o povo venezuelano só poderá ser debelada mediante um compromisso político inclusivo que envolva o regresso à normalidade constitucional e no quadro de um calendário eleitoral mutuamente acordado entre as partes, bem como no pleno respeito pelos direitos humanos, pela separação de poderes, pelo livre exercício dos direitos civis e políticos e, em geral, pelos princípios do estado de direito", refere o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

A convocatória para a eleição foi feita em 1 de Maio pelo Presidente, Nicolás Maduro, com o principal objectivo de alterar a Constituição em vigor, nomeadamente os aspectos relacionados com as garantias de defesa e segurança da nação, entre outros pontos.

A oposição venezuelana acusa Nicolás Maduro de pretender usar a reforma para instaurar no país um regime cubano e perseguir, deter e calar as vozes dissidentes.

Pelo menos dez pessoas morreram, na sequência de confrontos, durante a jornada eleitoral, indicou o Ministério Público venezuelano.

Mais de cem pessoas foram mortas nos protestos antigovernamentais que têm agitado a Venezuela desde o passado dia 1 de Abril.

Se está na Venezuela e for seguro para si, conte-nos como está a viver estes acontecimentos. Pode enviar e-mail para video@rr.pt ou deixar mensagem privada através do Facebook da Renascença.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • zé miséria
    03 ago, 2017 GODIM 20:55
    Era o que eu pensava PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS = a ditadura. Ora estava a pensar bem!!!!!!
  • Arlindo
    03 ago, 2017 10:39
    Paradoxal a atitude do PCP.Se porventura o PCP fosse maioria no Parlamento e houvesse uma Constituiente que lhe retirasse o poder saufragado pelo povo como reagiria ? Seria democrático ? A duplicidade moral e ética resvala para o absurdo.
  • anabela Filipe Dias
    03 ago, 2017 Lisboa 09:48
    Para se mostrar e retratar a Nossa Condenação aos COMENTÁRIOS DO PCP, é IGNORÁ-LOS. ... A Maioria dos Portugueses já conhece AS ideologias e maneira de estar deste Partido. Vamos Ajudar e Participar na Ajudar a quem precisa. Empreguemos a Nossa energia SIM em CAUSAS HUMANAS. Parabéns Rádio Renascença por se dedicar ÀS causas dos Portugueses. Bem hajam Anabela Dias
  • ALETO
    03 ago, 2017 Lisboa 08:50
    As notícias parciais expostas pela Renascença acerca da Venezuela deram origem ao aparecimento de comentários do mais baixo nível. A Renascença aceitou todos os comentários contra o PCP, censurando alguns que defendiam o processo na Venezuela. Alguém dentro da Renascença se regozijou de ver tanto comentário anti-comunista primário. Alguém na Renascença terá levado o prémio para casa por ter conseguido o que queria, ou seja, provocar ódio ao partido comunista deste país.
  • JMC
    03 ago, 2017 USA 01:31
    Camarada Miguel: O partido comunista mundialmente é, por definição, anti-cristão. O partido comunista e a igreja cristã são como o giz e o queijo em relação às suas crenças filosofias e religiosas.
  • Miguel Botelho
    02 ago, 2017 Lisboa 21:50
    A Renascença deve ter algum ódio de estimação contra o PCP por deixar publicar tanto comentário anti-comunista primário. É vergonhoso, mas assim se percebe a política da Renascença em censurar as vozes que lutam contra este tipo de mentalidade baixa e até mesmo desumana.
  • Jorge Manuel Trindad
    02 ago, 2017 Viana do Castelo 16:10
    Se isto é verdade, ides desaparecer do mapa !!!! : - Então o Salazar tinha razão … : - ele ganhava sempre as eleições !!! : - Humberto Delgado foi assassinado por quem ? : - Ides de mal a pior ! : - Quem é que pode acreditar em voz ... : - Estaleiros Navais de Viana do Castelo : - Não vos diz nada ? : - Ditaduras ? : - Quero manter a boa educação e não dizer os palavrões que vocês merecem, para já ! : - Devo estar a ficar analfabeto por completo : - Expliquem-me isto muito bem como se eu fosse uma criancinha : - Já me começa a cheirar a queimado com o vosso rebentamento : - Mais tarde ou mais cedo a máscara acabou por cair e a partir de agora já não enganam os indecisos e os Portugueses … : - Tenham vergonha, era fácil na oposição quando se estava contra tudo, ( o deita a baixo ) agora tem-se de tomar decisões e partiram a loiça toda !
  • Jorge Manuel Trindad
    02 ago, 2017 Viana do Castelo 01:58
    Se isto é verdade ides desaparecer do MAPA !!!! Então o SALAZAR tinha RAZÃO ........... ELE GANHAVA SEMPRE AS ELEIÇÕES !!! HUMBERTO DELGADO FOI ASSASSINADO POR QUEM ¿¿ IDES de MAL a PIOR !!!! Quem é que pode acreditar em VOZ ..... ??? ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA do CASTELO ??? ----------------- Não vos diz nada ------------------ ????????????????? DITADURAS ?????????????????? Quero manter a boa educação e não dizer os palavrões que vocês merecem, para já !!!! DEVO ESTAR A FICAR ANALFABETO POR COMPLETO Expliquem-me isto muito bem como se eu fosse uma CRIANÇINHA ..........
  • JMR
    01 ago, 2017 Olhão 23:50
    A "Uma Troca": Pode ir a Catarina Martins também?
  • Carlos Santero
    01 ago, 2017 Lisboa 23:38
    ALETO alem de mau comunista és PIDE ou melhor um KGB.Se sabes quem são os comentadores aparece para o dialogo cara a cara.Mas o forte dos comunistas é serem como raposas, fazem as coisas traiçoeiramente para apanhar a presa. Dá a cara ou nome e não ponhas pseudónimo no endereço.Mas um dia o teu galinheiro pode ser evadido.És Um maduro a cair de podre, e vai para longe para não cheirares mal.

Destaques V+