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Operadoras de telecomunicações: “Subida ilegal” de preço pode ter rendido 50 milhões de euros

31 jul, 2017 - 15:05

A Anacom decidiu que as empresas têm de reembolsar os clientes ou permitir a rescisão dos contratos.

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Cinquenta milhões de euros é o montante de que as operadoras terão beneficiado por terem aumentado indevidamente os preços aos clientes fidelizados, em Novembro de 2016. A Deco publicou esta segunda-feira os cálculos do valor em que os clientes das operadoras foram prejudicados.

A associação de defesa do consumidor baseou-se apenas nos valores da Nos e na Meo, que detêm 80% do mercado, por serem estas as operadoras de que os consumidores mais se queixam.

"Só considerámos os dois operadores de que tínhamos reclamações [a NOS e o Meo] e dos quais tínhamos faturas, o que nos permitiria ter valores mais realistas e não meramente especulativos", esclareceu Tito Rodrigues, o jurista da Deco, ao Diário de Notícias.

Os cálculos foram feitos tendo por base os dados da Anacom, do último trimestre de 2016, em relação ao número de clientes de cada operadora. Foi ainda considerado o total de meses desde que as alterações dos preços entraram em vigor – sete para a Nos, nove para os clientes Meo.

Em causa está a "subida ilegal" dos preços pelas operadoras Meo, Nos, Nowo e Vodafone, no final do ano passado, sem que os clientes tenham sido avisados da possibilidade de denunciar o contrato.

A lei indica ainda que “sempre que as empresas procedam, por sua iniciativa, a mudanças nas condições contratuais (preços, por exemplo), devem comunicá-las por escrito aos assinantes”, lembra a Deco. Este caso aplica-se também aos clientes com períodos de fidelização.

A entidade reguladora tinha anunciado, no dia 24 de Julho, que as empresas têm de avisar os clientes prejudicados “de que têm o direito a rescindir os contratos, sem quaisquer custos ou, em alternativa, poderão recuperar as mesmas condições que tinham antes das alterações”.
Comentários
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  • FR
    01 ago, 2017 Portugal 20:34
    É ilegam, mas comem todos do mesmo tacho, por isso...
  • Carlos Serpa
    31 jul, 2017 Melides 17:41
    Os reguladores são pagos pelas empresa de telecomunicações.Se é assim nunca vi ser juiz em casa própria.Tudo uma aldrabice.E para virem com esta,há gato escondido com rabo de fora.
  • 31 jul, 2017 aldeia 16:04
    Situações como esta só acontecem porque os chamados "reguladores"não funcionam,estão-se nas tintas!......Se esses "reguladores" fossem obrigados a pagar multas,coimas etc.......talvez funcionassem e isto não aconteceria.
  • Carminda Morais
    31 jul, 2017 Lamego 16:04
    À um senhor da NOS advogado fiscalista e até se senta com o PR no CE e advogado das maiores empresas Portuguesas não detecta estes roubos quando audita as contas.Se roubam assim o pagode incauto o que será nos impostos a pagar ao Estado.Mas cá está o Povo para pagar.E tem esta gente credibilidade para se sentar ao lado do PR como conselheiro! Se é assim vou ali e já venho.Por isso naquilo que pago, vem lá sempre mais alguma coisinha,pudera,assim se vê a quem este País está entregue.

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