Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cristiano Ronaldo defraudou o fisco? As explicações são hoje dadas em tribunal

31 jul, 2017 - 08:18

Em causa estão 14,7 milhões de euros, alegadamente omitidos do fisco espanhol desde 2010.

A+ / A-

Veja também:


Cristiano Ronaldo presta declarações esta segunda-feira, de manhã, num tribunal de Madrid, por suspeitas de fraude fiscal. A audiência está marcada para 11h30 (menos uma hora em Lisboa) e será fechada à comunicação social.

O Ministério Público de Madrid acusa o internacional português de ter, de forma "consciente", criado uma sociedade para defraudar o fisco espanhol em 14,7 milhões de euros.

Na base da acusação, estão os direitos de imagem do jogador português, ao serviço do Real Madrid desde 2009, e que, desde Janeiro de 2010, é considerado residente fiscal em Espanha.

A alegada fraude terá sido cometida entre 2011 e 2014.

Apesar de ser à porta fechada e ainda com o melhor jogador do mundo na qualidade de “suspeito”, a audiência levou mais de “125 jornalistas de mais de 30 meios de comunicação social de uma dezena de países” a contactar o Tribunal Superior, com vista a fazer a cobertura mediática, afirma fonte do Tribunal Superior de Justiça de Madrid.

Será com base nas declarações de Cristiano Ronaldo à juíza Mónica Gomez que o Ministério Público irá decidir se avança com a acusação e qual a pena que irá pedir.

A procuradoria espanhola acusa o internacional português de fugir ao fisco através de um complexo esquema de empresas com sede no estrangeiro e, segundo o fisco espanhol, haverá ainda uma declaração de impostos apresentada em 2014, na qual Ronaldo declarava receitas, entre 2011 e 2014, de 11,5 milhões, quando o jogador terá recebido mais do que três vezes mais.

O Real Madrid, clube onde Ronaldo joga, já veio afirmar ter "plena confiança" na inocência do jogador. Em comunicado oficial, o clube espanhol declara: "O Real Madrid C.F. mostra a sua plena confiança no nosso jogador Cristiano Ronaldo, que entendemos ter actuado conforme a legalidade quanto ao cumprimento das suas obrigações fiscais".

Cristiano Ronaldo decidiu responder publicamente à acusação com o silêncio: "Por vezes, a melhor resposta é ficar calado”, escreveu no Twitter.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco António
    31 jul, 2017 Lisboa 09:51
    Vamos ter novela com 500 episódios, pelo menos ! Quer corra bem ou mal, o aeroporto do Funchal mudará de nome ? E porque é que temos que "papar" com 50 notícias diárias sobre o que faz, o que fez, deixa de fazer ou vai fazer o "imperador" do futebol ?

Destaques V+