Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Diogo Manteigas

Irregularidade do FC Porto pode custar dois jogos a André André

28 jul, 2017 - 21:12

O médio portista e o leão Coates receberam suspensões de um jogo pelas expulsões diante do V. Guimarães, no entanto, os dragões incorreram em nova infracção ao utilizar o seu jogador frente ao Portimonense, o que vale mais um jogo de suspensão.

A+ / A-

A secção não profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deliberou, esta sexta-feira, castigar o defesa Sebastián Coates, do Sporting, e o médio André André, do FC Porto, com um jogo de suspensão, cada.

Curiosamente, os dois jogadores foram expulsos diante do V. Guimarães. O portista viu o vermelho directo durante o Troféu Cidade de Guimarães, no passado domingo, e o central leonino recebeu ordem de expulsão na partida de preparação em Rio Maior, na quarta-feira.

Após a reunião, a FPF aguarda, ainda, esclarecimentos da FC Porto SAD, relativamente ao jogo com o V. Guimarães. Ora, Bola Branca consultou João Diogo Manteigas, especialista em direito desportivo, que explicou que os dragões cometeram uma irregularidade ao alinhar André André frente ao Portimonense, na quinta-feira.

"Parece-me a mim que a Federação abre o processo da confirmação da expulsão do André André através de vermelho directo. Mas mesmo que não fosse vermelho directo, há aqui um problema, porque o André André jogou no jogo com o Portimonense quando não devia ter jogado, porque há uma suspensão automática", explicou o jurista.

Apesar do "facto inédito" que cai "fora daquilo que seria a normalidade", João Diogo Manteigas esclareceu que "o procedimento normal" seria "a suspensão automática e não poder jogar o jogo seguinte". Face ao sucedido, o FC Porto terá de dar explicações.

"Parece-me que pode abrir-se aqui a porta para mais um jogo de suspensão, por incumprimento daquilo que são os regulamentos", revelou o jurista, sublinhando que o regulamento da FPF também se aplica a jogos de carácter particular: "Os jogos particulares são jogos oficiais como qualquer outro jogo."

André André poderá perder, deste modo, a apresentação do plantel azul e branco aos sócios e adeptos, diante do Desportivo da Corunha, no domingo, e o último teste antes do campeonato, frente ao Gil Vicente.

"Se forem esses os dois jogos imediatamente seguintes à decisão da Federação, sim, sem dúvida alguma", confirmou o especialista em direito desportivo. "Havendo uma expulsão, seja por acumulação [de amarelos], seja directa, há sempre uma suspensão imediata aplicada aos jogos imediatamente a seguir."

Coates "limpa" com a Fiorentina

No caso do Sporting, Coates só perderá o Troféu Cinco Violinos, diante da Fiorentina, em Alvalade, ficando livre para a estreia no campeonato, na Vila das Aves, conforme explicou João Diogo Manteigas:

"Eventualmente, se não houvesse comunicação da Federação, o que eu faria no lugar do Sporting, e parece-me que assim seria o procedimento normal, era pedir uma exposição à Federação para esse efeito. Neste caso, já está confirmado. O Coates não pode jogar no próximo jogo, pode sim jogar no seguinte."

O FC Porto apresenta-se aos sócios e adeptos no domingo, a partir das 19h30, no Estádio do Dragão, e disputa a Taça Crédito Agrícola, na próxima sexta-feira, 2 de Agosto, pelas 20h00, em Barcelos.

O Sporting disputa o Troféu Cinco Violinos no sábado, pelas 17h00, no Estádio de Alvalade, e desloca-se ao terreno do Desp. Aves, no domingo seguinte, a partir das 18h00. Este último jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

[notícia corrigida às 21h40]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • leonardo messi
    29 jul, 2017 queluz 16:32
    o SAMARIS esta neste momento a rir desse castigo
  • José Armando
    29 jul, 2017 Leiria 14:51
    Tanta tolice a partir do sectarismo primário do Sr. Manuel Gomes, mais que tem pesadelos com o vermelhão. O Samaris foi castigado por ocorrência em jogo oficial. Qualquer tolinho com um mínimo de sensatez e laivos de inteligência, saberia que Samaris, a ficar em Portugal, vai falhar os primeiros quatro jogos da época. Está a perceber, Sr. Manuel? Quando um clube te, a famosa estrutura do FCP e funciona como a "casa onde nada acontece por acaso", um erro destes só pode ter sido propositado, é inimaginável tal amadorismo.
  • manuel gomes
    29 jul, 2017 09:24
    O conselho de indisciplina da FPF. continua a meter os pés pelas mãos e as mãos pelos pés, castiga e muito bem o André André e o Coates por terem sido expulsos, mas o Samurros agrediu o Alex Teles e o Diego Ivo, apanhou 4 jogos mas continuou a jogar sem ter estado no estaleiro, quero lembrar que tanto o André como o Coates eram jogos de preparação enquanto o Samurros eram jogos oficiais, a Mer..a continua, Srs do Conselho de Indisciplina ganhe vergonha na cara de trás, pois na da frente vocês já não tem vergonha nenhuma.
  • Manuel
    29 jul, 2017 Aveiro 08:55
    Só para esclarecer o sr jornalista, que todos ficaram sem saber em que dia é o jogo, já que será ou não sexta ou dia 2 de agosto de 2017

Destaques V+