Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A “ébola das oliveiras” está a assustar os produtores alentejanos

28 jul, 2017 - 15:40

É rápida a propagação da “xylella fastidiosa”, uma bactéria que ataca especialmente o café e árvores como a oliveira, a amendoeira, o pessegueiro, a laranjeira e o limoeiro.

A+ / A-

Os olivicultores alentejanos estão preocupados com a rápida propagação da “xylella fastidiosa”, uma bactéria que já tem como alcunha de “ébola das oliveiras” e que ataca especialmente o café e árvores como a oliveira, a amendoeira, o pessegueiro, a laranjeira e o limoeiro. Quando uma destas árvores é infectada, a bactéria impede a circulação da seiva e provoca a sua morte.

“Não há muita coisa que os olivicultores possam fazer em termos de prevenção” da bactéria xylella fastidiosa, entende Henrique Herculano, director técnico do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo. A “única coisa que podem fazer é esperar da tutela, não só ao nível nacional mas também da Comissão Europeia, as medidas eficazes no controle da doença”, argumenta.

De acordo com o jornal “Público”, o foco da bactéria “xylella fastidiosa” apareceu em Alicante e foi o primeiro sinal da doença na Península Ibérica. A bactéria é oriunda dos Estados Unidos e os agricultores da Andaluzia já chamara à atenção do Governo espanhol sobre a necessidade de indemnizar os agricultores pelas perdas. As associações de olivicultores locais acreditam que se não o fizerem os agricultores não irão denunciar a presença da doença com medo que as autoridades abatam as árvores infectadas.

Em Portugal, os produtores estão preocupados e apelam por medidas de prevenção. “Estamos preocupados e talvez seja mesmo provável que a bactéria chegue a Portugal, porque já chegou a Valença e a Baleares e antes estava em Itália. É perfeitamente possível e ainda para mais é uma bactéria transmitida por mosquitos. Se em patologias humanas temos dificuldade em controlar doenças quanto mais em patologias vegetais”, acredita Henrique Herculano.

“Indemnizar os olivicultores que têm árvores afectadas para que desta forma se promova e facilite o arranque das árvores infectadas” é a medida que os produtores nacionais também defendem, acrescentando ainda que quem deve acionar um mecanismo eficaz de controle da bactéria deverá ser a Comissão Europeia, uma vez que o problema é europeu.

O que aconteceu em 2013, na região italiana de Apúlia, é para o director do Centro de Estudo e Promoção do Azeite do Alentejo, um exemplo de como as pessoas que tinham árvores infectadas não obtiveram qualquer compensação. “Para muitas pessoas é o seu modo de vida e é o único sustento que têm”, acrescenta o especialista.

De acordo com o “Público”, a xylella fastidiosa provocou, em 2013, na região italiana de Apúlia, o abate de um milhão de oliveiras. Depois da bactéria ter chegado a Espanha, os olivicultores alentejanos mostram-se receosos e cautelosos com a possibilidade de chegar a Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    29 jul, 2017 Évora 15:01
    Espero que a “xylella fastidiosa” ataque em força, as amendoeiras e não reste uma. O que se está a passar no Alentejo é uma vergonha. Estão-se a plantar milhares de hectares de amendoeiras, em solos excelentes para a produção de cereal, o que leva a que tenhamos de importar mais de 90% do que consumimos. E eu sei do que falo.
  • Ze
    28 jul, 2017 Bastos 18:51
    Aquele que e o grande negocio do momento, que esta no segredo dos deuses esta em causa? Informem-se sobre o negocio do azeite, sobre as margens e o dinheiro que gera (neste momento ha individuos a ganhar milhoes, com olivais de super-intensivo subsidiados pela Comunidade Europeia). E agora ja estao a fazer lobby com medo de nao receber esses milhoes??? Alguem fala da quantidade barbara de quimicos que os olivais agora levam, nocivos para a saude mas que rendem muitos milhoes? Etc Etc Etc ... investiguem...
  • atila
    28 jul, 2017 donas 18:34
    Quando têm lucros os agricultores fecham-se em copas, quando há qualquer problema o estado tem de indemnizar e o Estado somos todos nós!
  • Maria Fernanda
    28 jul, 2017 Albufeira 18:15
    Não bastam os fogos e a geringonça ainda iremos importar vírus para destruírem o pouco que nos resta?

Destaques V+