Tempo
|
A+ / A-

Médicos. Centenas de doentes sem acesso a tratamentos para hepatite C

28 jul, 2017 - 12:19

Doentes, com tratamentos passados pelos médicos, têm se esperar pela autorização da Administração Central do Sistema de Saúde.

A+ / A-

A Ordem dos Médicos afirma que há várias centenas de doentes em Portugal ainda sem acesso aos tratamentos para a hepatite C, já propostos pelos médicos mas que aguardam autorização superior.

“Salientamos que continuam a existir a nível nacional várias centenas de doentes cujos tratamentos propostos pelos respectivos médicos continuam a aguardar a necessária autorização da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), sem a qual os doentes não podem ser tratados”, refere o bastonário Miguel Guimarães, numa nota divulgada a propósito do Dia Mundial das Hepatites.

A Ordem alerta ainda para o facto de a negociação feita com a indústria farmacêutica ter “aparentemente esquecido” os doentes com genótipo 2, uma das variações do vírus da hepatite C.

Apesar de ser um subtipo minoritário, a Ordem considera que “os seus portadores não podem ter menos direitos ao tratamento adequado”, sublinhando que isso coloca “problemas de índole ética e legal insustentáveis” e que “podem ter graves repercussões” sobre a saúde desses doentes.

“É impensável não tratar estes doentes tal como os restantes”, escreve o bastonário Miguel Guimarães.

A Ordem dos Médicos lamenta ainda que, “por um esquecimento” na negociação, a disponibilização desses medicamentos a estes doentes “venha onerar directamente os hospitais com custos muito superiores aos que teriam” se a negociação tivesse previsto esta situação.

“Esta situação deve ser reduzida rapidamente”, apela Miguel Guimarães.

A Ordem dos Médicos sublinha ainda a necessidade de se realizar um rastreio nacional de modo a conhecer a realidade do país quanto ao número de doentes com hepatite C, por haver uma aparente disparidade entre o número de infectados assumido pelo Governo e aquele que os especialistas estimam.

Vários peritos, grupos de médicos e representantes de doentes têm defendido há uns anos um rastreio nacional à hepatite C.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+