Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tancos. Descoordenação na segurança motiva novas audições parlamentares

28 jul, 2017 - 10:49

Exército divulgou em Junho o furto de material de guerra. O presidente da Comissão de Defesa Nacional fala numa situação “incompreensível” e “embaraçosa para o Estado".

A+ / A-

A Comissão Parlamentar de Defesa deverá ouvir mais protagonistas no âmbito do caso do assalto ao paiol em Tancos. A hipótese foi admitida na Renascença pelo presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional.

Marco António Costa, deputado do PSD, refere que as audições realizadas até aqui revelaram um cenário de descoordenação entre militares e serviços de segurança.

“O sistema de segurança interno, que conjuga a acção de várias forças de policiais e serviços de segurança, só reuniu cerca de 50 horas após o furto. Se fosse um furto que visasse a utilização destes meios em território nacional estaríamos perante uma situação em que a Unidade de Coordenação Antiterrorista reunia 48 horas depois. E porquê? Porque ninguém lhe comunicou”, explicou.

“Temos que perceber o que justifica este silêncio de cerca de 24 horas até o conhecimento da comunicação social. Porque há aqui 24 horas que constituem um mistério.”

A secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, admitiu ter sabido do furto pelos jornais 24 horas depois. O mesmo aconteceu com os Serviços de Informações e Segurança (SIS), que tem assento na Unidade de Coordenação Antiterrorismo. “Isto é acima de tudo incompreensível”, sublinha Marco António Costa.

Para o presidente da Comissão Parlamentar de Defesa há que “trabalhar para o futuro”, actuando nas causas por forma mudar as circunstâncias. Afinal, “até estas audições não sabíamos que isto tinha decorrido de forma embaraçosa para o Estado português”.

O Exército divulgou no passado dia 29 de Junho o furto de material de guerra dos paióis de Tancos, Vila Nova da Barquinha, Santarém, com um valor estimado em 34.400 euros. Parte desse material estava obsoleto e indicado para abate desde 2012.

Entre o material de guerra que foi furtado estão cerca de 1.500 cartuchos de 9mm, dezenas de granadas de mão e outros materiais explosivos.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou que os factos já apurados levam a suspeitar que está em causa a prática dos crimes de associação criminosa, tráfico e terrorismo internacional.

Parte do material furtado em Tancos estava obsoleto
Parte do material furtado em Tancos estava obsoleto
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 28 jul, 2017 palmela 14:56
    So devo comer umas 250g de chocolate por ano ! Veja bem o que os outros me roubam!
  • xico espertos
    28 jul, 2017 lx 13:24
    e oportunistas é o que não falta neste PSD! Os Inteligentes é que desapareceram!...Vamos ter de aturar esta gente até quando? Querem eles voltar ao poder e serem governo quando só demonstram completa incapacidade e irresponsabilidade! O ar deles armados em diplomatas como se fossem grandes estadistas, para enganar os incautos, até enoja!...
  • 28 jul, 2017 12:31
    A comunicacao social esta muito enganada com o numero da porta ! Ha dois dias que sei quem e hugo soares!
  • Santos
    28 jul, 2017 Lisboa 12:16
    Qual é o espanto? Não há aqui problema nenhum. Isto é o estado a que o Estado chegou nas mãos dos socialistas. Uma bagunça completa.
  • Agora vem este
    28 jul, 2017 Lx 12:06
    Quando é que se investiga o periodo em que este figurão esteve a "trabalhar" com o seu amigalhaço para o bem das populações na Câmara de Gaia? E na de.Gondomar? Não andou por lá também?...Agora é presidente da comissão parlamentar de defesa! O que é que ele defende? Mais ruido e chicana politica,que é oque o PSD está empenhado em fazer!

Destaques V+