Tempo
|
A+ / A-

Cascais recebe Paul Auster e Arundhati Roy em Setembro

28 jul, 2017 - 07:23 • Maria João Costa

Dois finalistas do Man Booker Prize vão estar em Portugal no Festival Internacional de Cultura que acontece em Setembro em Cascais. Paul Auster e Arundhati Roy participam no evento que decorre entre 2 e 30 de Setembro.

A+ / A-

São do poeta Luís de Camões os poemas que dão o mote para as conversas de mais uma edição do Festival Internacional de Cultura que decorre em Setembro em Cascais. Entre os convidados destaque para dois nomes que este ano constam da lista dos 13 finalistas ao Prémio literário Man Booker Prize.

O escritor norte-americano Paul Auster, autor de obras como “Leviatã”, “Mr. Vertigo” ou “Trilogia de Nova Iorque” é um dos presentes. Participa numa sessão dia 10 de Setembro às 21h30 conduzida pela escritora Patrícia Reis e falará sobre o tema da “mudança”. Também presente nesta edição do FIC estará a escritora indiana Arundhati Roy, também finalista do Man Booker Prize. A autora do best-seller “O Deus das Pequenas Coisas” fará a conferência de abertura do festival dia 2 de Setembro às 19 horas dedicada ao tema “Felicidade, fronteiras”

O programa do Festival organizado desde 2014 em conjunto pela Câmara Municipal de Cascais e o Grupo Leya prevê mais sessões com alguns dos nomes mais importantes da literatura nacional e internacional. No programa agora divulgado pelo grupo editorial está prevista uma conversa que junta as escritoras portuguesa Lídia Jorge e a espanhola Rosa Montero que com a moderação do jornalista João Céu e Silva falarão no dia 13 de Setembro sobre o tema “Destino, Liberdade”. No dia seguinte, a 16 de Setembro as questões da “Força e Riqueza” serão debatidas numa conversa às 18h30 que junta o ex-ministro António Bagão Féliz, o ex-líder bloquista Francisco Louça e a economista Sandra Navidi.

Nas sessões que decorrem entre o Centro Cultural de Cascais e a Casa das Histórias Paula Rego vão também marcar presença os escritores portugueses Alexandra Lucas Coelho e Gonçalo M.Tavares que falarão sobre “Medo e Mundo” dia 16 de Setembro, às 21h30, e Clara Ferreira Alves e Rodrigo Guedes de Carvalho que com a moderação da jornalista Maria Flor Pedroso irão conversar sobre “O bem e o Mal” dia 17 de Setembro, às 21h30.

Por Cascais nesta edição do FIC vão também passar a escritora Hélia Correia, Prémio Camões 2015 e o poeta Nuno Júdice que vão conversar sobre os temas da “Imaginação e desejo” a 23 de Setembro às 19horas. No dia seguinte, domingo dia 24 de Setembro às 19horas será feita uma homenagem ao poeta Manuel Alegre, o vencedor do Prémio Camões em 2017. O autor de “O Canto e as Armas” agora reeditado irá conversar com a jornalista Ana Sousa Dias numa sessão que terá um recital com Ângelo Pinto e Luís Lucas.

O festival encerra com chave de ouro dia 30 de Setembro, às 21h30, numa conversa que juntará o escritor António Lobo Antunes e o ensaísta Eduardo Lourenço e que terá como tema “o mito e a memória”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+