Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chamas ameaçaram Mação, mas "frente cedeu ao trabalho dos bombeiros"

27 jul, 2017 - 01:29

Autarca prevê uma noite de muito trabalho para os bombeiros.

A+ / A-

A frente de incêndio que esteve esta quarta-feira à noite muito perto de Mação, distrito de Santarém, cedeu ao trabalho dos bombeiros, que contaram com a ajuda da mudança do sentido do vento, avança o autarca Vasco Estrela.

"A frente de fogo cedeu ao trabalho dos bombeiros e a vila pôde ficar a salvo. Esperamos que não haja reacendimentos", disse o presidente da Câmara de Mação, acrescentando que, cerca das 00h00, existiam "alguns pontos críticos" perto da vila.

Um desses pontos críticos é a aldeia de Mantela, que foi evacuada cerca das 21h00.

Segundo o presidente da Câmara, em Mantela "concentram-se vários meios, para tentar debelar aquela que é esta madrugada a principal frente de fogo" no concelho.

"Esta frente está ancorada no vale, junto a Mantela, não atingiu o lugar e estão lá muitas máquinas de rasto e bombeiros para combater o fogo, sendo esta uma boa oportunidade para resolver a situação", adiantou.

O autarca admitiu que, no concelho, a situação está mais calma que ao início da noite, "mas ainda se prevê muito trabalho".

Até agora, no concelho de Mação, foram evacuadas cerca de duas dezenas de aldeias e retiradas mais de 200 pessoas, tendo ardido seis casas de primeira habitação e 20 mil hectares de floresta - metade do território concelhio.

Este fogo deflagrou no domingo no concelho da Sertã, tendo alastrados aos concelhos de Proença-a-Nova e Mação.

No combate às chamas em todo o perímetro estão envolvidos mais de 1.150 homens, apoiados por 363 viaturas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+