Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Publicada lista de candidatos ao Supremo Tribunal de Justiça

26 jul, 2017 - 17:35 • Marina Pimentel

O procurador com mais hipóteses de subir ao Supremo é José Luís Lopes da Mota, que foi punido com 30 dias de suspensão por pressão a procuradores que investigavam José Sócrates. Na altura, a pena foi confirmada pelo Supremo Tribunal Administrativo.

A+ / A-

Está publicada a lista dos juízes candidatos ao Supremo Tribunal de Justiça. Em primeiro lugar no concurso, está Maria do Rosário Morgado, a mulher de Mário Morgado, vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, órgão que aprovou a lista.

Entre os juízes de segunda instância potenciais conselheiros, estão também Margarida Blasco, a Inspectora-geral da Administração Interna que, recentemente, conduziu o inquérito interno à actuação dos agentes da PSP no caso de alegado racismo e violência na Cova da Moura, e Rui Rangel, desembargador que está a ser investigado no âmbito do processo Rota do Atlântico, por, alegadamente, ter recebido luvas do empresário de futebol José Veiga.

Rui Rangel está em 27.º lugar na lista, o que significa que não terá hipóteses de ser nomeado juiz conselheiro, uma vez que é por ordem de classificação que os desembargadores sobem ao Supremo. Alguns dos actuais conselheiros é jubilado e a lista tem uma validade de três anos.

O concurso é composto por três bolsas: a dos juízes desembargadores, a dos juristas de reconhecido mérito e a dos concorrentes voluntários, formada pelos procuradores-gerais adjuntos.

Nesta bolsa, em primeiro lugar e, portanto, com toda a possibilidade de subir a conselheiro, está José Luís Lopes da Mota, que foi presidente do Eurojust e foi punido com 30 dias de suspensão pelo Conselho Superior do Ministério Público, pela prática de alegadas pressões junto dos dois procuradores que investigaram o caso Freeport, que envolvia José Sócrates, e que acabou por prescrever.

Lopes da Mota recorreu, mas o Supremo Tribunal Administrativo confirmou a suspensão.

[notícia corrigida - Lopes da Mota recorreu para o Supremo Tribunal Administrativo e não para o Supremo Tribunal de Justiça]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel O da Silva
    27 jul, 2017 Trofa 12:24
    Isto é prova dada de que a nossa justiça continua pelas Ruas da Amargura "Jób for the Boys " Fim de Citação !
  • 27 jul, 2017 R . Pena 01:24
    O pessoal esquecesse que está em Portugal! Afinal isto é normal
  • lv
    26 jul, 2017 lx 19:44
    Para os "Endeusados em vacas sagradas" o escrutínuo é feito a nivel caseiro!
  • AA
    26 jul, 2017 LX 18:39
    NÃO É DE ADMIRAR A DESGRAÇA QUE É A JUSTIÇA EM PORTUGAL...

Destaques V+