Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vaticano publica declaração das virtudes heróicas de D. António Barroso

26 jul, 2017 - 12:33 • Henrique Cunha

Para o bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, trata-se de "um passo determinante rumo à beatificação e canonização" do homen que foi titular da diocese portuense entre 1899 e 1918.

A+ / A-

O bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, considera que a divulgação da declaração das virtudes heróicas de D. António Barroso, antigo titular da diocese é "uma bênção de Deus e um serviço à Igreja”.

Numa nota publicada esta quarta-feira, D. António Francisco dos Santos diz que a declaração "constitui um passo determinante rumo à beatificação e canonização" de D. António Barroso (1854-1918), que foi bispo do Porto de 1899 até à sua morte.

O bispo do Porto afirma que o texto do decreto da Congregação para as Causas dos Santos “oferece um belíssimo testemunho de santidade de D. António Barroso”, que mereceu “o reconhecimento da Igreja e a aprovação dada pelo Papa Francisco à declaração pública das suas virtudes heroicas”.

D. António sublinha que “esta é a hora de agradecermos a Deus a bênção que nos concedeu com a vida e pelo ministério episcopal de D. António Barroso”, concretamente “no serviço da Igreja do Porto, depois de um longo percurso pastoral que o levou a Angola, a Moçambique e a Meliapor, na Índia”.

O bispo reforça a convicção de que “esta é a hora de continuarmos a trabalhar e a rezar pela canonização de D. António Barroso”.

“Entregou a sua vida na defesa da sociedade e da Igreja”

O padre José Adílio Macedo, autor de uma biografia do antigo bispo do Porto, diz à Renascença que D. António Barroso “foi um homem muito humano”, “muito influente” e “muito ilustrativo”.

José Adílio Macedo conta que D. António Barroso fez uma “extraordinária” acção pastoral no Porto, não só, mas também enquanto bispo, durante 19 anos. destacou-se durante o período da implantação da República, defendendo sempre a Igreja e a sociedade.

O bispo Barroso foi um homem “influente em todos os sentidos” que “entregou a sua vida na defesa da sociedade e da Igreja”, facto "muito importante para os tempos que se vão seguindo”.

Bispo missionário

O Papa Francisco aprovou a publicação do decreto que reconhece as “virtudes heroicas” de D. António Barroso a 17 de Junho. A aprovação é um momento central do processo que leva à proclamação de um fiel católico como beato, penúltima etapa para a declaração da santidade.

António José de Sousa Barroso nasceu em Barcelos a 5 de Novembro de 1854 e faleceu a 31 de Agosto de 1918. Formou-se no Colégio das Missões Ultramarinas de Cernache do Bonjardim, entre 1873 e 1879.

Ordenado sacerdote missionário em 20 de Setembro de 1879, foi missionário no Congo, Angola, de 1880 a 1891. Foi bispo missionário em Moçambique, de 1891 a 1897, e em Meliapor, na Índia, de 1897 a 1899, antes de assumir a Diocese do Porto.

O prelado destacou-se como missionário, ficando célebre pela forma como lutou contra a perseguição feita à Igreja Católica por Afonso Costa, na sequência da implantação da República Portuguesa.

Em Março de 2015, D. António Francisco dos Santos encerrou os processos canónicos de inquérito a duas curas miraculosas atribuídas à intercessão de Sílvia Cardoso e D. António Barroso, cujas conclusões seguiram para Roma.

A aprovação de um milagre é agora o passo necessário para a proclamação destas figuras da Igreja Católica como beatos.

[notícia actualizada às 15h15, com declarações do padre José Adílio Macedo]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+