Tempo
|
A+ / A-

Castelo Branco. Detida incendiária de 50 anos que usou isqueiro para atear fogo

26 jul, 2017 - 10:32

Desde o início do ano, a PJ já identificou e deteve 40 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal.

A+ / A-

Uma mulher 50 anos foi detida pela Polícia Judiciária por ter ateado um fogo de grandes dimensões em Castelo Branco, que ainda está activo.

A Judiciária, através da Directoria do Centro e com a colaboração da GNR de Castelo Branco, identificou e deteve uma mulher, casada e doméstica, “pela presumível prática de um crime de incêndio florestal em terreno povoado por pasto seco e pinheiros, com utilização de isqueiro”, segunda a nota oficial.

Este fogo começou em Vale Coelheiro, Santo André das Tojeiras, pelas 18h00 de domingo passado, estendeu-se ao vizinho concelho de Vila Velha de Ródão e ainda está activo. Durante a noite passou o rio Tejo e chegou ao concelho vizinho de Nisa, já no distrito de Portalegre, através do monumento natural das Portas de Ródão, de acordo com o vice-presidente do município de Vila Velha de Ródão, José Manuel Alves.

O incêndio levou à retirada de vários moradores de suas casas em Vilas Ruivas (Vila Velha de Ródão), que entretanto já regressaram às suas casas, tendo danificado pelo menos uma casa de habitação e vários armazéns agrícolas.

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), às 11h00 estavam no terreno a combater este fogo 445 operacionais, apoiados por 140 viaturas e quatro meios aéreos.

A detida vai ser presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

Desde o início do ano, a PJ já identificou e deteve 40 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Pacheco
    29 jul, 2017 Lisboa 18:06
    Donas de casa......se trabalhassem, não lhes sobrava tempo para cometer tais actos!!!! E se tivessem de se esforçar para trazer para casa todos os meses alguma fonte de rendimento saberiam dar mais valor aquilo que destroem, cada vez que estão " entediadas" com a vida... Desculpem-me a expressão, mas raios partam as donas de casa que por não terem nenhum interesse na vida ou viram cuscas ou ao que parece viram incendiárias!!!
  • ana
    27 jul, 2017 porto 18:17
    Incendiários têm de ser no código penal tratados como TERRORISTAS, ponto. Onde a policia pode atirar a qualquer momento a matar, e onde existam penas de prisão de 25 anos ou mais, prós que cá andam fora ganharem medo de uma vez por todas. Mais de 90 % dos fogos são fogo posto intencionalmente, há zonas onde todos os dias aparecem fogos de dia, de noite, de madrugada... CHEGA desta palhaçada. Podemos ter os melhores bombeiros do mundo, a melhor prevenção, a floresta organizadíssima com as espécies certas, que de nada vale se andarem TERRORISTAS a por o fogo todos os dias às centenas... Tal como se faz com os TERRORISTAS, comecem a mostrar-lhes a cara... Mas porque raio os politiqueiros deste país não aprovam as leis que têm de ser aprovadas a agravam o código penal... A justiça e leis têm de mudar rapidamente.
  • Augusto. Moreira
    27 jul, 2017 Paredes 10:05
    Isto dos incêndios é política é para derrubar o governo! As máquinas partidárias é que estam metidas nisto seja P S D seja CDS seja PS! Uma vergonha este país! Só querem taxos o resto o mexilhão é que paga a fatura! Quem é que nos governa desde o 25 Abri quem é quem é? PSD. PS e SDS!
  • Ó santos
    26 jul, 2017 lx 21:46
    estás em delírio profundo!...esse vírus deve ser proveniente da liderança partidária!
  • Vejam bem
    26 jul, 2017 lx 21:41
    Se não é militante PSD ou CDS!...tudo já é possível!
  • José Manuel Fernande
    26 jul, 2017 Fundão 19:47
    Sugiro aos meretíssimos Juizes que condenem esta gente a trabalhos de limpeza nas áreas agora ardidas (durante 9 meses do ano) e a pena de prisão na época dos fogos (durante 3 meses do ano) até ao fim dos seus dias.
  • mendes
    26 jul, 2017 braga 14:40
    estes tipos da pj e da gnr que prendem os incendiarios e que deviam ser presos entao nao veem que os incendios dao emprego e riqueza a tanta gente e prendelos para que se os juizes os mandam para casa com ris este pais esta a ser vitima de terrorrismo mas terrorrismo feito por aqueles que se dizem defenssores da paz hoje neste pais a melhor profissao e bombeiro pois nao lhe falta trabalho e os melhores negocios e indistruias sao aqueles e aquelas que estao ligadas ao fogo ja alguem ouviu algum camelo na assembleia da republica pedir a prissao perpetua para os incendiarios ou a criacao de brigadas de guardas florestais nao porque isso nao lhes daria votos nem dinheiro eu conheco um sr de um partido que ate faz parte da geringonca que tem algumas casas ligadas ao negocio do fogo e se nao houver fogos ele nao vende mangueiras e vai a falencia
  • Eborense
    26 jul, 2017 Évora 14:02
    O nosso País é uma vergonha. Incendeiam as florestas, porque estão debilitados psicologicamente, mas até hoje não me lembro de nenhum que se tenha atirado para dentro do fogo. O que todos tentam é fugir às autoridades. No tempo do Dr. Oliveira, em que a vida era muito mias difícil não havia tantos doentes psicológicos.
  • carla
    26 jul, 2017 viegas 13:29
    Enquanto estas 40 pessoas e mais umas tantas sairem em liberdade, esta vergonha não vai terminar...
  • Santos
    26 jul, 2017 Lisboa 13:12
    Isto está a ficar "lindo". Agora os do governo até já acusam a oposição de ser responsável pelo atear dos incêndios. A falta de vergonha começa a ser completa. O PR que não venha pôr ordem nisto, que ainda vamos ter uma guerra civil.

Destaques V+