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“Alertas de más práticas”. Regulador de energia deixa três conselhos

26 jul, 2017 - 09:47

Cada alerta identifica situações abusivas no âmbito da contratação e sugere como o consumidor deve reagir.

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A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) associa-se à campanha da Direcção-Geral do Consumidor sob o tema “Fraudes e Vendas Agressivas - Como resolver” e divulga mais três “Alertas de más práticas” nos contratos de electricidade ou de gás natural.

A iniciativa, lançada em Maio no Dia Mundial de Energia, destina-se a identificar más práticas comerciais no sector e aconselhar formas de as evitar. Estes alertas são orientados para consumidores com maior vulnerabilidade informativa como é o caso da população idosa, segundo a nota divulgada.


CONTRATOS (alertas no âmbito do Dia dos Avós)

Recebe uma factura de um novo fornecedor de electricidade ou de gás natural, mas não se recorda de ter feito um contrato escrito com essa empresa?

Antes de pagar confirme se existe um contrato com a empresa que lhe enviou a factura. O contrato celebrado por telefone só é válido se tiver a sua assinatura ou se tiver enviado o seu consentimento por escrito (email, carta, sms, etc.).

Aquando da celebração do contrato de fornecimento é informado que está incluído um outro serviço adicional (por exemplo, assistência técnica ou um seguro).

Veja na ficha contratual, que é de entrega obrigatória antes da celebração do contrato, se está identificado e explicado tal serviço. O fornecimento de electricidade ou de gás natural é independente do serviço adicional, devendo ser contratados em separado.

Não pode haver interrupção do fornecimento de luz ou de gás por falta de pagamento do serviço adicional.

Quer mudar mas o seu fornecedor actual diz-lhe que o seu contrato foi renovado e que para alterar tem que pagar uma penalização.

Confirme se quando celebrou o contrato este tinha um período de fidelização e qual foi o benefício que lhe foi dado como contrapartida.

Os períodos de fidelização podem existir se houver uma vantagem (um desconto no preço, por exemplo), mas não se renovam automaticamente. Se o contrato prevê uma penalização, esta nunca pode ser de valor superior ao que deveria pagar se o contrato não terminasse antes do prazo previsto.

ANGARIAÇÃO (alertas no âmbito do Dia Mundial da Energia)

É-lhe pedido para mostrar a sua factura ou os elementos de indentificação pessoal.

Peça sempre um elemento de identificação (de preferência com fotogra­fia) que comprove a que entidade pertence. Também não deve disponibilizar informação sua se não tiver segurança sobre quem tem à sua frente.

Alguém o aborda dizendo que “tem que mudar de fornecedor para não ­ficar sem gás ou electricidade”.

Não acredite. Os consumidores só devem mudar de fornecedor se quiserem e quando estiverem informados do novo contrato.

Depois de lhe apresentarem uma proposta pedem-lhe que assine um documento que “apenas comprove a presença na sua casa”.

Nunca assine um documento sem o ler. Exija sempre e guarde uma cópia. Nas vendas à distância, se assinar e depois arrepender, tem 14 dias para resolver a situação.

Comentários
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  • 27 jul, 2017 Aveiro 20:10
    Boa tarde,pelo telefone fiz contrato com uma operadora telemóveis. r Receber fatura em vez de pagar multibanco, estou muito descontente, com o serviço,não fui o combinado verbalmente. Eles dizem se eu não aceitar o serviço tenho que pagar até outubro 2018 é quando faço 2 anos.obrigada
  • Jorge
    27 jul, 2017 Seixal 19:21
    A empresa ERSE é uma farsa. Esta empresa existe apenas para dar emprego aos boys do PSD/CDS/PS, com vencimentos anuais na casa das centenas de milhares de euros, pagos por todos nós consumidores de energia. A Lei n.º 42/2016 de 28 de Dezembro de 2016, aprovada no Orçamento Geral do Estado para 2017 e com efeitos a partir do dia 01-01-2017, no artigo 85º alínea 3 diz: “A taxa municipal de direitos de passagem e a taxa municipal de ocupação do subsolo são pagas pelas empresas operadoras de infraestruturas, não podendo ser refletidas na fatura dos consumidores.” Já reclamei à Deco, Provedor de Justiça Provedor da EDP, ERSE, e até agora continua tudo na mesma. A ERSE respondeu-me que está à espera que o governo proceda a alterações à lei em vigor. Entretanto andam todos “a assobiar para o lado” como se nada passasse, não cumprem a lei, já estamos em Julho e são os consumidores que continuam a pagar estas taxas.
  • Filomena Carvalho
    27 jul, 2017 Almada 16:37
    No meu caso, a pessoa que se fazia representar por empresa fornecedora de energia, a (Endesa), deu como desculpa ir verificar o contador da minha residência, dizendo pertencer à EDP. Levou, de má fé, a minha mãe de 90 anos a assinar um documento como comprovativo da presença dele, e forjando e conseguindo alguns dos documentos que não era no momento possível serem fornecidos. Deste modo, passa a existir um contrato em nome da minha mãe, quando na verdade, o contrato existente estava em meu nome . Ou seja, a Endesa, dolosamente, contacta a EDP anulando o meu contrato sem meu conhecimento, e passando a vigorar o actual. Tomei conhecimento assim que recebi a 1ª fatura, e logo voltei a mudar e a repor o contrato em meu nome. Entretanto, querem que eu pague energia já com o novo contrato em vigor, ouseja, eu já paguei a EDP e agora tenho faturas a pagar com as mesmas datas na Endesa. Será isto normal? Vivo num país de loucos...
  • jrmoura
    26 jul, 2017 li 15:14
    Bom o que eu pense é que isto é um país podre ,se á autoridades para que é esta confusão ,têm de me explicar porque eu não entende . Deixem de fazer censura, não abona nada á religião católica lembrando a inquisição e o estado permitir 2 crimes .
  • António Almeida
    26 jul, 2017 Viana 14:48
    Boa tarde Isto apenas serve para nos ocupar a vomitar descontentamento enquanto estas entidades fazem a pausa da “siesta”. Não li os comentários a baixo, mas quase posso afirmar que concordo com eles. (Agora a minha desconfiança) - Que garantias temos quanto á precisão da contagem de energia? - Como fazemos para recuperar na totalidade o valor pago em excesso por causa das ditas estimativas? É que ao pagar mais energia, também há taxas associadas! - Quem se responsabiliza por não aceitas a contagem enviada por emai ou telefone? Depois lá vem a estimativa! - Qual será a engenharia contabilística camuflada nas ditas contas de estimativa? - Se na factura menciona que a contagem deve ser enviada (exemplo: entre 10 e 12 de Julho) eu envio a contagem a 10 de Julho e na factura vem esta contagem, mais dois dias de estimativa???!!!! - Porque tenho que pagar, ouvir musica que não gosto, saltitar entre carregar teclas para expor estes problemas e não serem nunca resolvidos? …………………………………………….. Eu sei, é bla bla bla e se conseguem ter a cobertura das ditas entidades, tem que aproveitar porque não é crime roubar com a lei do seu lado, mesmo que nós (simples mortais) estejamos a ser roubado. Cumprimento
  • António Almeida
    26 jul, 2017 Viana 14:44
    Boa tarde Isto apenas serve para nos ocupar a vomitar descontentamento enquanto estas entidades fazem a pausa da “siesta”. Não li os comentários a baixo, mas quase posso afirmar que concordo com eles. (Agora a minha desconfiança) - Que garantias temos quanto á precisão da contagem de energia? - Como fazemos para recuperar na totalidade o valor pago em excesso por causa das ditas estimativas? É que ao pagar mais energia, também há taxas associadas! - Quem se responsabiliza por não aceitas a contagem enviada por emai ou telefone? Depois lá vem a estimativa! - Qual será a engenharia contabilística camuflada nas ditas contas de estimativa? - Se na factura menciona que a contagem deve ser enviada (exemplo: entre 10 e 12 de Julho) eu envio a contagem a 10 de Julho e na factura vem esta contagem, mais dois dias de estimativa???!!!! - Porque tenho que pagar, ouvir musica que não gosto, saltitar entre carregar teclas para expor estes problemas e não serem nunca resolvidos? …………………………………………….. Eu sei, é bla bla bla e se conseguem ter a cobertura das ditas entidades, tem que aproveitar porque não é crime roubar com a lei do seu lado, mesmo que nós (simples mortais) estejamos a ser roubado. Cumprimento
  • M. Viegas
    26 jul, 2017 Leiria 14:42
    Em especial, ao Sr. Fernando Jorge, de Lavra-Matosinhos; mas também a todos os outros: com a ENAT (electricidade) é a mesmíssima coisa. Fujam da ENAT!!! A ERSE não faz absolutamente nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • ermelinda abreu
    26 jul, 2017 Portugal 14:41
    Comigo não contem os aldrabões, porque não assino nada sela lá do que for.
  • Patrícia Duarte
    26 jul, 2017 Lisboa 14:36
    De que servem os conselhos da ERSE se, na prática, não são efetivos. Há mais de uma semana que apresentei uma queixa contra a EDP Distribuição, dei conhecimento à ERSE, ao Provedor do Cliente, etc e até agora, por incrível que pareça. continuo sem serviço. Não estamos a falar de uma residência, estamos a falar de um estabelecimento comercial. Não existe qualquer apoio para ajudar os cidadãos, os senhores da EDP têm o monopólio da distribuição e fazem o que querem, sem sofrer quaisquer tipo de coimas por lesaram os clientes.
  • João
    26 jul, 2017 Cartaxo 14:34
    Atenção à GOLDENERGY. Esta empresa está supostamente insolvente. Cobra estimativas exageradas aos seus cliente e após a resolução do contrato não realizam os reembolsos invocando problemas informáticos. Tenho 300€ a haver e a única solução será avançar para Injunção, execução da dívida e como se espera o posterior pedido de insolvência da empresa .... Como eu existem milhares de clientes nesta situação...

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