Tempo
|
A+ / A-

Todos os concelhos vão ter ambulância de emergência médica

26 jul, 2017 - 07:23

Existem 17 concelhos que não têm este tipo de ambulância.Em entrevista à Renascença, o ministro da Saúde faz ainda um balanço das últimas negociações com os vários sectores.

A+ / A-

O ministro da Saúde revelou que todos os concelhos vão ter ambulância de emergência médica. É o resultado de um protocolo inédito que vai ser assinado esta sexta-feira na Golegã, com as associações e a Liga dos Bombeiros.

“Pela primeira vez na história de Portugal e na história do SNS e do INEM todos os concelhos do país, sem excepção, vão ter uma ambulância chamada PEM gerida pelos bombeiros em articulação com o INEM”, disse Adalberto Campos Fernandes em entrevista à Renascença.

Actualmente existem 17 concelhos que não têm este tipo de ambulância, com capacidade para técnicas de suporte básico de vida.

“O INEM vai ceder a responsabilidade da instalação e gestão das ambulâncias PEM (emergência pré-hospitalar)”, explicou o ministro.

Ao abrigo deste acordo, o INEM paga um subsídio trimestral aos bombeiros para assegurarem o funcionamentos das ambulância 24 horas por dia e mais um quantitativo por cada saída da ambulância.

A compra e equipamento das ambulâncias também passa a ser responsabilidade dos bombeiros que vão receber 50 mil euros para cada veículo.

Castro Marim também vai ter ambulância, apesar de não ter corpo de bombeiros. O concelho vizinho de Vila Real de Santo António vai disponibilizar bombeiros para tripularem a viatura de emergência.

​Ministro da Saúde. “Vamos ter mais orçamento em 2018 que em 2017”
​Ministro da Saúde. “Vamos ter mais orçamento em 2018 que em 2017”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • marmeleiro
    26 jul, 2017 almalaguês 12:26
    Grande negócio ! O Marquês fez assim grandes negócios !
  • Pedro Monteiro
    26 jul, 2017 Coimbra 10:33
    E um carro da polícia que não esteja comprado?

Destaques V+