Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diploma sobre drones. Regulador recebeu cerca de 80 comentários e sugestões

25 jul, 2017 - 18:03

O diploma foi enviado na semana passada a entidades do sector aeronáutico para que se pronunciassem até sexta-feira. O decreto-lei deve ser aprovado no Conselho de Ministros de quinta-feira.

A+ / A-

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) recebeu cerca de 80 comentários, sugestões ou alterações à proposta de decreto-lei que prevê o registo obrigatório de drones e a contratualização de um seguro de responsabilidade civil.

O diploma do Governo obriga os proprietários das aeronaves pilotadas remotamente (vulgarmente designadas 'drones') com peso igual ou superior a 250 gramas - mesmo que de construção amadora - a registarem os aparelhos junto da ANAC.

O diploma foi enviado na semana passada a entidades do sector aeronáutico para que se pronunciassem até sexta-feira.

"A ANAC recebeu cerca de 80 comentários, sugestões, alterações, dos vários 'stakeholders' e público em geral interessado na matéria. A ANAC remeteu para o ministério responsável pelo sector da aviação civil o projecto de decreto-lei referente aos drones", indica o regulador nacional do sector da aviação em resposta escrita enviada à agência Lusa.

Fonte governamental acrescentou à Lusa estar previsto que o decreto-lei do Ministério do Planeamento e Infraestruturas seja aprovado no Conselho de Ministros de quinta-feira.

Segundo o diploma, os proprietários estão obrigados ao registo dos drones "no prazo de 10 dias úteis" após a compra ou após a conclusão da construção do aparelho, no caso de se tratar de equipamentos construídos de forma amadora.

Quem já tiver um drone à data da entrada em vigor do decreto-lei tem "um prazo máximo de um mês" para fazer o registo.

O registo, válido por um período de três anos, findo o qual deve ser renovado, implica o pagamento de taxas cobradas pela ANAC, que constituem "receitas próprias" do regulador nacional da aviação, estando ainda por definir os valores em causa.

O registo de drones implicará o pagamento de taxas administrativas, as quais, de acordo com a ANAC, serão definidas "em regulamentação complementar (portaria) após a aprovação do decreto-lei".

Outra das medidas previstas é a obrigatoriedade da contratualização de um seguro de responsabilidade civil para eventuais danos causados a terceiros pelos drones.

O diploma fixa ainda que os menores de 16 anos "não podem operar" drones com peso igual ou superior a 250 gramas, "excepto se acompanhados por quem exerce o poder paternal e cumpridas as condições previstas" no diploma relativas ao registo e ao seguro de responsabilidade civil.

O decreto-lei tipifica também as contra-ordenações do regime sancionatório aplicável à operação dos drones e actualiza os montantes das coimas a cobrar aos proprietários singulares, que passam a ser ligeiramente superiores.

O regulamento da ANAC, em vigor desde Janeiro deste ano, proíbe o voo destes aparelhos a mais de 120 metros de altura e nas áreas de aproximação e descolagem dos aeroportos.

Desde o início do ano, houve o registo de, pelo menos, 16 incidentes com drones, reportados pela aviação civil, que violam o regulamento e aparecem na vizinhança, nos corredores aéreos de aproximação aos aeroportos ou na fase final de aterragem.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+