Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal regista a maior área ardida da última década

25 jul, 2017 - 15:18

Dados até 24 de Julho. Os incêndios florestais deste ano já consumiram o equivalente a 18 vezes a área do município do Porto.

A+ / A-
18 municípios do Porto ardidos este ano
18 municípios do Porto ardidos este ano

Os incêndios florestais já consumiram, só este ano, o equivalente a 18 vezes a área do município do Porto.

Em conferência de imprensa, o comandante operacional nacional da Protecção Civil, Rui Esteves, adiantou que, entre 1 de Janeiro e 24 de Julho, deflagraram 7.795 incêndios florestais, que consumiram um total de 75.264 hectares em Portugal.

Rui Esteves afirmou que a média do número de ocorrências de fogo e de área ardida é “muito superior” ao decénio de 2007 a 2016.

O comandante da Protecção Civil revelou ainda que foram deitas 64 pessoas por suspeita de fogo posto, com a Polícia Judiciaria a ser responsável por 39 dessas detenções e a GNR 25.

Na conferência de imprensa, Rui Esteves fez também um balanço da actividade operacional da semana entre 16 a 24 Julho, tendo-se registado 774 incêndios, que foram combatidos por 27.793 operacionais e 7.387 veículos, além de se terem realizado 555 missões com meios aéreos.

Durante a última semana, os distritos mais fustigados pelos fogos foram Guarda, Vila Real, Viseu, Bragança e Castelo Brando.

O comandante disse ainda que os maiores incêndios, entre 16 e 24 julho, deflagraram nos concelhos de Alijó (Vila Real), Mangualde (Viseu) e Guarda.

Segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o pior ano em total de área ardida nos últimos dez anos aconteceu em 2016, quando o fogo consumiu mais de 160 mil hectares, seguido de 2013 (152.756 hectares), 2010 (133.091 hectares), 2012 (110.232) e 2009 (87.421).

Antes disso, os piores anos em área ardida registaram-se em 2013 (425.839 hectares) e 2005 (339.089).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jmart
    25 jul, 2017 Lisboa 18:11
    Prendam todos os anos os incendiários identificados que estejam em liberdade, num período de Maio a Outubro de cada ano, ou então ponham nesses criminosos a pulseira electrónica, de maneira a que os possam controlar e não possam sair das suas casas. E prendam os novos incendiários com penas pesadas e que tenham que pagar as eventuais mortes e os estragos que provocam. Haja mão pesada para quem incendeia por prazer. Façam investimento em aviões próprios para apagar fogos mas para a Força Aérea Portuguesa e acabem com o negócio dos aviões privados. Apostem na limpeza e fiscalização da nossa floresta, penalizando os donos que não fazem limpeza das mesmas. Haja coragem para tomar medidas!
  • Angelo
    25 jul, 2017 Sintra 17:26
    Penalizem os incendiários e a quem manda pôr os incêndios, com penas iguais aos assassinos. Retirem todo o património aos incendiários e a que manda pôr os incêndios. Invistam em empresas de prevenção florestal e de incêndios e não em empresas de ataque a incêndios. Garantidamente, com medidas destas, teremos um pais mais rico e menos falado negativamente no estrangeiro e conseguimos dar trabalho a quem não o tem o ano inteiro e não apenas nas épocas dos fogos.
  • Pedro Godinho
    25 jul, 2017 Lisboa 17:24
    E por que será??!
  • maria filomena
    25 jul, 2017 Porto 16:46
    Quando todos os canais transmitem fogos em todo o País é o mesmo que um canal a transmitir um filme pornográfico vai despertar sentimentos e actos que o filme incentiva é como um motor de arranque, os canais de tv vão logo dizer que eles têm o direito de noticiar mas de que são coniventes com uma grande parte dos fogos isso são, porque não transmitem mas sem imagens? será que gostam de aguçar o apetite?
  • Maria Catarina
    25 jul, 2017 Alcabideche 16:39
    Enquanto os incendiários não forem castigados , podem vomitar as leis que quiserem que o problema dos fogos vai continuar todos os anos. Há muita inveja por aí, muita gente vingativa, muito maluco, muito paranóico que tem orgasmos mentais ao ver um fogo, ponham os psiquiatras a tratar dessa gente , gente que gosta de apagar fogos que eles mesmos uns minutos antes lançaram.
  • Não admira!
    25 jul, 2017 lx 16:14
    Ano de eleições, florestas no seu apogeu de florestação e forças políticas "à rasca", penalizadas por sondagens com valores muito abaixo do que habitualmente têm, dá nisto! Incêndios, para alarmarem e manipularem as populações!...

Destaques V+