Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IPO do Porto lança rastreio gratuito de cabeça e pescoço

25 jul, 2017 - 15:02

O instituto também vai promover um curso de formação intensiva para profissionais de saúde. Em causa está a prevenção e o diagnóstico do cancro da cabeça e do pescoço.

A+ / A-

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto promove, na quinta-feira, um rastreio gratuito de cabeça e pescoço, lançando ao mesmo tempo acções de informação, sensibilização e alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de cancro.

A iniciativa, que se realiza na clínica de cabeça e pescoço do IPO entre as 11h00 e as 14h00, é essencialmente dedicada aos utentes com factores de risco ou sintomas como nariz entupido ou hemorragia nasal, úlceras e/ou manchas brancas ou vermelhas na boca, dor de garganta, rouquidão persistentes ou nódulos do pescoço há mais de três semanas, disse esta terça-feira à Lusa fonte do instituto.

Além disso, durante a semana, o IPO vai proporcionar um curso de formação intensiva para profissionais de saúde primária, entre eles médicos de família, dentistas e enfermeiros.

"Cerca de dez profissionais de saúde primária vão integrar a equipa multidisciplinar de cabeça e pescoço do IPO-Porto, observando e absorvendo a complementaridade de métodos terapêuticos distintos", afirmou a fonte.

Em Portugal, há cerca de 2.500 novos casos da doença, 85% dos quais em fumadores ou ex-fumadores com taxas de incidência e mortalidade das mais elevadas da Europa, revelou.

A fonte adiantou que a doença atinge principalmente fumadores e pessoas que consomem excessivamente álcool. Contudo, existe um número crescente de casos associados a outros factores de risco como a infecção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV).

O consumo de álcool e tabaco são ainda os principais factores de risco do cancro da cavidade oral, laringe, orofaringe e hipofaringe, que representam 75% do carcinoma da cabeça e pescoço.

"Quando chegam ao instituto, muitos doentes já estão em estado avançado da doença, o que representa um indício claro de falta de informação e de desconhecimento na identificação dos sinais de alerta", explicou à Lusa o coordenador da Clínica de Cabeça e Pescoço do IPO-Porto, Jorge Guimarães.

O médico frisou que o diagnóstico precoce é fundamental porque numa fase inicial o tratamento deste cancro tem uma taxa de sucesso de 80%.

Para Jorge Guimarães estes rastreios são "importantíssimos", sublinhando que o curso dirigido aos profissionais de saúde é uma "iniciativa inédita e inovadora", porque os desafia a conhecerem a realidade do instituto, do modelo de consulta de grupo multidisciplinar e o processo de diagnóstico e terapêutico subjacente.

"Mas, acima de tudo, permite construir pontes, estabelecer laços e contactos que facilitam o diagnóstico precoce e a referenciação para um centro oncológico credenciado", considerou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+