Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS perplexo com aumentos de comissões na CGD

25 jul, 2017 - 15:01

Assunção Cristas não considera "admissível" que um banco que é público não tenha uma política integrada e dialogante.

A+ / A-

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, manifestou-se, esta terça-feira, “perplexa” com o aumento das comissões cobradas pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) aos clientes, considerando que o Governo tem que ser responsabilizado pelas consequências directas e indirectas da recapitalização do banco público.

"Quando o Governo aumenta pensões à razão de um euro e a seguir a CGD, onde essas pensões são pagas, aumenta comissões à razão de cinco euros, há alguma coisa que não está a bater certo. Os pensionistas que tinham a expectativa de ganhar um euro por mês, ficam a perder quatro euros por mês", criticou a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, no final de uma visita à Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em Lisboa.

Segundo Assunção Cristas, este "é talvez o caso mais extremo e obviamente muitíssimo chocante", referindo que o CDS-PP "fica perplexo com o aumento das comissões, que nalguns casos passam a abranger situações que antes tinham isenção e que agora passam a ter de pagar estas comissões".

"Temos que pedir responsabilidades ao Governo, que fez esta recapitalização, que a defendeu, que disse que estava muito bem e, portanto, agora tem que ser responsável pelas consequências directas ou indirectas que ela possa vir a ter", defendeu.

Para a líder centrista "isto não é admissível num banco que é público, não é admissível dentro de uma política que deve ser integrada e dialogante nestas áreas".

"Não achamos que possa ser admissível e, por isso, mesmo já pedimos esclarecimentos ao Governo sobre essa matéria", recordou.

O BE apresentou, esta terça-feira de manha no parlamento, dois diplomas sobre serviços mínimos bancários, tendo a deputada bloquista, Mariana Mortágua, desafiado PSD e CDS-PP, que disse "apareceram agora como defensores dos clientes" depois de chumbarem iniciativas do BE para sua proteção, a votarem desta vez a favor das propostas apresentadas.

Questionada sobre se pensa votar a favor das propostas do BE, Assunção Cristas respondeu que "o CDS tem o seu caminho, está a pedir esclarecimentos ao Governo e oportunamente apresentará todas as propostas que entender convenientes".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pois! pois!
    25 jul, 2017 lis 18:07
    Quando o Macedo era ministro da saúde, colega desta ex ministra no governo do empobrecimento do país, e praticou os cortes na saúde, afetando os idosos, os pensionistas, os reformados, aumentando as taxas moderadoras, acumulando os doentes nos corredores dos hospitais à espera durante 24 horas em alguns casos, para serem atendidos nas urgências, nunca vi esta sra a insurgir-se e a ficar perplexa! Quando se tem duas caras mostra-se bem, quanta hipocrisia lhe vai na mente!
  • vocabulario Cristas
    25 jul, 2017 lx 17:19
    Acusamos o governo, questionamos, perplexos, chocante, inadmissível, etc, etc. Mas só aplicam este vocabulário quando são oposição! O vocabulário quando estava no governo era, cortes, mais cortes, pensões, ajustamentos, não há alternativas, irrevogaveis, linhas vermelhas, etc, etc! Mudam-se os tempos e os lugares, mudam-se as vontades! devem pensar que todos sofremos de amnésia!

Destaques V+