Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Perante ameaça de sanções americanas, oposição apela à greve na Venezuela

25 jul, 2017 - 00:59

Paralisação terá a duração de 48 horas, começando na quarta-feira às 6h00.

A+ / A-

A oposição venezuelana decretou dois dias de greve nacional na próxima quarta e quinta-feira.

A paralisação de 48 horas foi convocada pela Unidade Democrática, a força que reúne todos os partidos da oposição.

Os Estados Unidos, principal comprador de petróleo da Venezuela, voltaram a reforçar a possibilidade de aplicar sanções do Governo de Nicolás Maduro e face a eventuais medidas que agravem a situação económica do país, Henrique Capriles – do partido Primero Justicia e um dos rostos da oposição – falou há instantes na rede social Facebook, apelando à adesão dos venezuelanos.

“As sanções significariam limitações a empresas norte-americanas de fazer negócios com a petrolífera do estado [PDVSA], proibição de exportar crude e proibição dos Estados Unidos importarem crude. Quer dizer, não nos vão vender nem comprar”, explica Capriles.

“Esta semana temos que parar os venezuelanos e quarta-feira, às 6h00, que a Venezuela inteira, todos… Não fique um único venezuelano sem se juntar a esta greve cívica que quer impor a sensatez no nosso país”, apelou.

Na passada semana, a primeiro a primeira greve geral fez, pelo menos, quatro mortos e mais de 80 feridos. Houve ainda registo de 260 detidos.

As manifestações a favor e contra Maduro intensificaram-se desde 1 de Abril passado, depois de o Supremo Tribunal ter divulgado duas sentenças, que limitam a imunidade parlamentar e em que aquele organismo assume as funções do parlamento.

Pelo menos 97 pessoas morreram desde o início dos protestos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    25 jul, 2017 Lisboa 13:08
    Paralização para a direiya venezuelana. A maioria dos cidadãos venezuelanos irão trabalhar e a vida decorrerá normalmente. É pena que não haja ninguém para o constatar. De resto, aqui, só se transmite aquilo que a oposição venezuelana quer.

Destaques V+