Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SIRESP “com intermitências” na noite de segunda-feira

25 jul, 2017 - 00:22

A rede de comunicações de segurança e emergência do Estado já falhou em outras situações, incluindo no incêndio em Pedrógão Grande.

A+ / A-

O sistema de comunicações SIRESP registou "intermitências" na noite de segunda-feira, que tenderam a estabilizar, mas não afectaram a gestão dos meios no combate aos atuais incêndios, confirmou fonte da Autoridade Nacional da protecção Civil (ANPC).

O Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança em Portugal (SIRESP) "está com intermitências na rede há duas horas, mas a situação está a estabilizar", afirmou Patrícia Gaspar, adjunta de operações da ANPC.

Segundo a mesma responsável, "foi necessário recorrer a outras redes".

Questionada pela Lusa sobre o descontrolo das chamas numa das três frentes activas do incêndio da Sertã, a de Mação (Santarém), onde o fogo ameaçou várias aldeias e obrigou a retirar pessoas das suas casas, a fonte da ANPC esclareceu que "não existe indicação de que tenha posto em causa a gestão dos meios".

A rede de comunicações de segurança e emergência do Estado já falhou em outras situações, como no temporal de Janeiro de 2013, também no incêndio em Pedrógão Grande e no fogo que deflagrou em agosto de 2016 no concelho do Sardoal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+