Tempo
|
A+ / A-

Euro 2017

Carolina Mendes partilha "imortalidade" com toda a selecção feminina

24 jul, 2017 - 20:34

A avançada que marcou o primeiro golo de uma selecção feminina portuguesa em fases finais de grandes competições internacionais pôs os óculos e não "borrou" a pintura.

A+ / A-

Carolina Mendes ficou para a história do futebol nacional, ao marcar o primeiro golo de sempre de Portugal num Europeu feminino, diante da Escócia, na vitória lusa por 2-1, da segunda jornada do Grupo D.

Em declarações aos jornalistas, esta segunda-feira, à margem do treino da equipa das "quinas", a avançada preferiu dividir os louros: "Penso que somos todas imortais. Tive a felicidade de ser eu a concretizar o primeiro golo, mas é um feito de todas nós e apesar de ser o meu nome que vai ficar, é de todas."

Ainda assim, Carolina Mendes não esquecerá que o golo foi seu. "Faz parte da minha posição como avançada fazer golos e claro que todas nós sonhámos estar no Europeu e fazer o golo era a cereja no topo do bolo. Fazer o golo e ainda por cima ganharmos o jogo, da maneira que foi, acho que toda a gente sonha com isso. Não sou excepção", admitiu.

O golo, esse, foi "uma explosão de alegria" e um "misto de sensações", com um festejo peculiar à mistura. A jogadora levou as mãos aos olhos, imitando uns óculos.

"O gesto dos óculos tinha sido uma conversa de balneário justamente antes de entrarmos em campo, com a Dolores [Silva], porque a professora Marisa [treinadora-adjunta] estava a comentar por causa das pestanas, que ia ficar toda borrada, porque tinha posto pintura e eu disse, 'não, depois quando marcar meto os óculos e não borro a pintura'. Assim que vi a bola lá dentro, os óculos tinham de sair", explicou.

Carolina Mendes aproveitou para destacar o espírito de união da equipa, demonstrado pelos momentos após o golo histórico: "O que me passou pela cabeça foi correr para o banco para ir ter com as minhas colegas, mas entretanto o banco já estava a correr até mim. Foi fantástico ver a união que existe na nossa selecção."

Sonhar com o apuramento

O sonho da passagem aos quartos-de-final continua vivo, apesar das probabilidades, graças à vitória sobre a Escócia. "Sabíamos que, se queríamos alguma esperança e se queríamos manter-nos vivas na prova, era um jogo que tínhamos de ganhar, independentemente de ser o primeiro golo", justificou a avançada.

O próximo adversário, no entanto, é a Inglaterra, uma das super-favoritas para a vitória final no Euro da Holanda. "Basta ver o primeiro jogo com a Escócia e mesmo ontem com a Espanha", recordou Carolina Mendes. "É uma selecção muito forte, mas nós também temos os nossos objectivos e quinta-feira vamos tentar vencer o jogo."

Carolina Mendes estabeleceu paralelos entre a Escócia e a Inglaterra, ambas britânicas, e Portugal e Espanha, irmãs ibéricas. "[O jogo com a Inglaterra] é completamente diferente do jogo com a Espanha, que até se assemelha mais ao nosso futebol. O jogo de Inglaterra [passar-se-á] muito como o jogo da Escócia, mas num nível mais alto", avaliou.

Quem pensasse que Portugal caiu de pára-quedas no Europeu feminino terá ficado esclarecido com último jogo. De qualquer forma, Carolina Mendes reitera o facto, para que não haja dúvidas:

"Não estamos aqui por acaso e prova disso foi a vitória sobre a Escócia. Nós, sendo a equipa menos cotada do "ranking", vir ganhar a equipas mais cotadas, prova que não foi por acaso, que temos valor, estamos a progredir e a evoluir e estamos no bom caminho."

A selecção nacional volta a entrar em campo na quinta-feira, frente à Inglaterra, para a derradeira jornada do Grupo D, a partir das 19h45, no Estádio Willem II, em Tilburgo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+