Tempo
|
A+ / A-

Governo recorda que lista de vítimas está em segredo de justiça

24 jul, 2017 - 19:27

O Gabinete de António Costa enviou uma nota às redacções em que diz que a divulgação da lista de vítimas será feita pelo Ministério Público, se e quando for considerado adequado.

A+ / A-

O Governo recorda, perante os vários pedidos para que seja divulgada a lista de vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, que a mesma se encontra em segredo de justiça.

Numa nota enviada à Renascença, o Governo sublinha que “no dia 14 de Julho o Instituto Nacional de Medicina Legal foi notificado pelo Ministério Público de que o processo das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande se encontrava em segredo de justiça”.

Num segundo ponto diz que António Costa contactou esta segunda-feira a procuradora-geral da República “que confirmou que o segredo de justiça abrange a lista das vítimas”.

“Como decorre da Lei, a divulgação da lista de vítimas será feita pelo Ministério Público se e quando o considerar adequado”, termina a nota enviada pelo gabinete de António Costa.

Desde o incêndio, que há pouco mais de um mês fez 64 mortos, segundo dados oficiais, correm rumores que indicam a eventual existência de mais vítimas. Mas o caso ganhou outros contornos no fim-de-semana quando o “Expresso” divulgou que haveria uma 65ª vítima que não estava a ser contabilizada nesses dados oficiais porque teria morrido atropelada quando tentava fugir do incêndio. No domingo foi o jornal “i” a divulgar uma listagem de cerca de 80 nomes de pessoas que alegadamente morreram por causa do fogo, mas que está ainda por confirmar.

O Governo mantém, porém, a listagem oficial que indica que morreram 64 pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 25 jul, 2017 Aveiro 13:00
    Este caso que o (des) governo diz "estar em segredo de justiça" é ilegal tal afirmação. É um absurdo esconder tal afirmação. Para se divulgar uma lista torna-se, só, necessário o consentimento dos familiares das vítimas.
  • Leonel
    25 jul, 2017 Lisboa 06:44
    As agencias de raing dos partidos politicos, colocaram o psd e o cds ao nivel de lixo. Ao contrario da economia, que cresce e do desemprego, que diminui, passos coelho e cristas nunca estiveram tao baixo, pelo que sao candidatos a categoria de entulho.
  • iFernando
    25 jul, 2017 Porto 06:07
    O Costa já informou que o caso está encerrado e em segredo de justiça.
  • Luis
    25 jul, 2017 Lisboa 02:23
    Os Portugueses dão 24 horas à DireitalhopitecusPafiosa para divulgarem a lista dos suicídios e das vitimas da queda do avião em Pedrogão Grande.
  • Paulo
    25 jul, 2017 Porto 01:20
    Isto é uma VERGONHA completa . Qual o MOTIVO do governo não apresentar a VERDADE !!! Quem quer ser CREDÍVEL não deve esconder nada !!!!! Ou será que pretende minimizar a VERGONHA que foi a resposta dos serviços de segurança do País ???
  • Filipe
    25 jul, 2017 évora 00:21
    É tudo muito bonito , até agora o ex-bastonário Rogério Alves vem para o Jornal I armado em treinador de bancada tal como faz com o futebol , mas as vidas humanas são mais que futebol , pois este senhor se fosse um Senhor ou outros da mesma espécie e julgam que sabem de Direito Penal , pergunto ; Porque razão não se constitui Assistente do processo ? Porque razão tal como outras pessoas solidárias , não enverga por defender GRATUITAMENTE as famílias das vítimas ? Faltam euros no bolso não é , o Jornal I pagou bem ? Tristes mentalidades ....
  • marafo
    24 jul, 2017 seixal 23:37
    Haja HOMENS neste país! Que este bandido já amanhã não era governante. E nada mais digo para já.
  • COSTA ILUSIONISTA
    24 jul, 2017 Lx 23:11
    Governo nada diz, esconde tudo pois a consciência pesa-lhe pela incompetência demonstrada na gestão da autoridade de desproteção civil.Um mestre da pantomina este socialista sem ética sempre a fugir à realdiade.Mas tudo se vai descobrir.Dizer o número de mortos na comunicação social é violar o segredo de Justiça kamarada Costa? Só se for para os lados do Largo do Rato.Mas como dizia esse grande democrata socialista, Ferro Rodriues, estamo-nos cagando para a justiça, kamarada...Já não se lembra kamarada a forma como os socalistas tratam as coisas da justiça? Agora deu-lhes para invocar o segredo de justiça? mentirosos compulsivos e cheios de truques e habilidades balofas e que vão ser descobertas pela comuncação social...
  • Jose
    24 jul, 2017 Suiça 23:01
    PSD, quem te viu e quem te vê. Sá Carneiro deve dar voltas no túmulo. Os deputados jotinha e seus avençados se querem ajudar mesmo que levanem o traseiro do ar condicionado, que vão ao terreno ajudar os familiares das vítimas, em termos juridicos, psicológicos, burocráticos, etc. Só falam deles não por preocupação mas para os usar como carta eleitoral. Nem a Marine le Pen da extrema direita desceu tão baixo.
  • Lita
    24 jul, 2017 Lisboa 22:43
    Estes a usar as vítimas para fazer política baixa. Vergonha.

Destaques V+