Tempo
|
A+ / A-

Adeus, Paint. Microsoft prepara-se para acabar com histórico dos rabiscos no computador

24 jul, 2017 - 14:49

O velho programa de edição de imagem da Microsoft surge na lista de aplicações que “não estão em desenvolvimento activo e podem ser removidas em versões futuras".

A+ / A-

O MS Paint, o histórico programa que habita o universo Microsoft desde 1985, tem os dias contados.

De acordo com a lista de funcionalidades que serão removidas ou se tornarão obsoletas com a nova actualização do Windows 10 – a Fall Creators Update – o Paint é uma das aplicações que “não estão em desenvolvimento activo e podem ser removidas em versões futuras”.

O MS Paint surge assim ao lado de outras aplicações como o “Outlook Express” ou a lista de leitura do Micrsoft Edge como funcionalidades que a empresa vai deixar de desenvolver.

Mesmo que o MS Paint venha ainda instalado no seu computador quando actualizar o Windows para a versão mais recente, o mais certo é que este programa venha a desaparecer – ou ser substituído – em actualizações futuras.

Lançado em 1985 na primeira versão do Windows, o MS Paint – conhecido como Paintbrush nas suas versões iniciais - tornou-se um dos primeiros editores de imagem com interface gráfico. Instalado por defeito com a versão do Windows, é já imagem de marca do sistema operativo, com miúdos e graúdos a recorrerem ao programa para recortar uma imagem ou simplesmente “desenhar”.

A decisão da empresa de deixar desenvolver o programa é inesperada, já que recentemente a Microsoft anunciou o Paint 3D, com potencial para criar e editar objectos em três dimensões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+